Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 12 de Junho de 2013 às 14:26
Por: Wallace Dutra

    Imprimir


Duas propriedades localizadas nas comunidades de Tombador e Vaquejador, zona rural do município de Jangada, estão sendo as primeiras a receber orientações para o plantio mecanizado da mandioca. O projeto da Prefeitura Municipal, desenvolvido através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Econômico, tem como objetivo facilitar o trabalho do produtor rural, obtendo melhores resultados que o plantio manual.



A nova metodologia de plantio é feita totalmente baseada em um planejamento, com análise de solo e adubação antes do plantio, sempre orientada pelos técnicos da secretaria. De acordo com os técnicos agropecuários Nilton Damião e Adilson Pereira, anteriormente os produtores não sabiam manusear as ramas da mandioca. “O plantio era feito de forma desordenada, sem saber o tamanho e o espaçamento”



Após o término do processo de plantação e colheita, que dura de 10 a 14 meses aproximadamente, o próximo passo é avaliar a viabilidade do projeto, desenvolver relatórios e explanar para outros produtores.
 


“Depois da colheita, vamos nos reunir com outros produtores para mostrar em números que o plantio mecanizado é mais rentável que o plantio manual”, frisou Esmael.



Ele destaca que, mesmo o produtor tendo gastos com adubo e análise do solo, que são gastos mínimos, o processo mecanizado pode resultar em uma produção muito maior. “A plantação orientada resultará em uma produção muito maior que o plantio manual”, destaca o secretário, demonstrando muito entusiasmo com o projeto.



Na propriedade localizada na comunidade do Tombador, o produtor Evídio Pereira Nunes plantou por 14 anos seguidos em 3,5 hectares, sem controle algum. Após a orientação, Evídio percebeu que não adianta plantar sem uma análise técnica. O próprio produtor resumiu: “Não adianta só plantar, só sugar da terra. Só agora vejo a necessidade de tratar a terra”, disse.
 
 

A plantação mecanizada na terra do produtor durou cerca de 4 horas, tempo muito menor quando a plantação era manual. Aproximadamente 50 mil pés de mandioca foram plantados nos 3,5 hectares do senhor Evídio.



A nova experiência de plantio também foi bem aceita pelo produtor Américo da Guia, que tem 2 hectares na comunidade do Vaquejador. Américo já percebe a diferença da produção mecanizada. Ele destaca que na produção manual, o desgaste físico era muito grande, e às vezes o resultado não era tão satisfatório.
 


PROJETO - O projeto, pioneiro no município, é fruto da nova gestão da secretaria, sob Esmael Divino, que assumiu a pasta no início do ano. A prefeitura fornece o maquinário e os técnicos. Os custos da análise do solo e do adubo para a terra é uma contrapartida do produtor. 



EXPECTATIVA – O Secretário de Desenvolvimento Rural, Esmael Divino, e o prefeito municipal Valdecir Kemer, estão muito entusiasmados com o projeto, que deve proporcionar melhores condições para a agricultura familiar no município.
 


Gauchinho frisou que este é apenas um dos projetos que serão desenvolvidos em prol dos produtores rurais no município. “Nossa administração sempre deu atenção ao pequeno produtor e agora com o Esmael na secretaria, vamos implantar mais projetos como este”, destacou.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/17365/visualizar/