Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 03 de Setembro de 2008 às 12:21

    Imprimir


Com uma média de produtividade de 5 quilos de leite por vaca, a produção leiteira ainda tem muito a crescer não só em Tangará da Serra como no estado de Mato Grosso e em todo o Brasil. Porém, a atividade é muito importante para a economia local.

Com cerca de 400 produtores dedicados à atividade, Tangará da Serra possui uma bacia leiteira com grande potencial de geração de emprego e renda.

Segundo o zootecnista Sebastião Guedes Maciel, os 13 mil litros de leite produzidos diariamente no município resultam num giro mensal de R$ 1 milhão na economia de Tangará, considerando toda a cadeia. "Para o produtor, uma produção de 30 quilos/dia significa uma renda superior a um salário mínimo mensal", explica Maciel, observando que hoje o preço do litro de leite pago ao produtor é de R$ 0,60 na plataforma.

O zootecnista, que atua como técnico em toda a bacia leiteira de Tangará da Serra, afirma que a média de 5 quilos leite/dia por vaca, registrada, representa a produtividade média nacional. Para melhorar a produtividade, segundo Maciel, a pesquisa, a nutrição e o melhoramento genético são fundamentais para o futuro da produção leiteira brasileira. "A qualidade do nosso leite já é excelente. O crescimento da produtividade virá com o tempo", concluiu.

LEILÃO - No próximo sábado, 6, será realizado o ´3º Leilão Balde Cheio´, que integra a Agenda de Leilões da 17ª Exposerra. Segundo a programação, serão oferecidas 60 vacas da raça Girolanda, em lactação. O remate tem início às 15h.





Fonte: Assessoria Sindicato Rural

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/173689/visualizar/