Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 01 de Setembro de 2008 às 12:37
Por: Wendell Oliveira

    Imprimir


A gravidez precoce está se tornando cada vez mais comum na sociedade contemporânea, pois os adolescentes estão iniciando a vida sexual mais cedo. A gravidez na adolescência envolve muito mais do que problemas físicos, pois há também problemas emocionais, sociais, entre outros.

Uma jovem de 14 anos, por exemplo, não está preparada para cuidar de um bebê, muito menos de uma família. Com isso, entramos em outra polêmica, o de mães solteiras por serem muito jovens os rapazes e as moças não assumem um compromisso sério e na maioria dos casos quando surge a gravidez um dos dois abandona a relação sem se importar com as conseqüências. Por isso o número de mães jovens e solteiras vem crescendo consideravelmente.

E foi nesse contexto que o professor Reginaldo (biologia) desenvolveu um projeto com o objetivo de conciliar cidadania com gravidez precoce e doenças sexualmente transmissíveis com o conteúdo de biologia, a parti daí o resultado e esse projeto com alunos do primeiro ano.

Onde em cada turma foram sorteados varias situações como, mãe solteira, pai solteiro, filhos gêmeos, casais, crianças com síndromes em fim situações adversas do dia-a-dia, onde eles precisam cuidar das bonecas como se fossem seus filhos, ate mesmo antes de nascer com o pré-natal e etc. Eles irão fazer balancetes de gastos e a cada momento do projeto surgem situações novas, e com isso se ter uma idéia de quanto se gasta com uma criança ate os cincos anos de idade.

Quatro turmas da escola Plácido de Castro com um total de 120 alunos participam desse projeto. "No inicio levaram na brincadeira, mas agora que estamos chegando ao final estão todos querendo se livrar , isso é bom, pois estão tendo uma idéia de como é a realidade, pois conseguimos conciliar em uma só tarefa questões financeiras e de prevenção. .

É muito importante que haja diálogo entre os pais, os professores e os próprios adolescentes, como forma de esclarecimento e informação.

Mas o que acontece é que muitos pais acham constrangedor ter um diálogo aberto com seus filhos, essa falta de diálogo gera jovens mal instruídos que iniciam a vida sexual sem o mínimo de conhecimento. Alguns especialistas afirmam que quando o jovem tem um bom diálogo com os pais, quando a escola promove explicações sobre como se prevenir, o tempo certo em que o corpo está pronto para ter relações e gerar um filho, há uma baixa probabilidade de gravidez precoce e um pequeno índice de doenças sexualmente transmissíveis.

No Brasil a cada ano, cerca de 20% das crianças que nascem são filhas de adolescentes. A grande maioria dessas adolescentes não tem condições financeiras nem emocionais para assumir a maternidade e, por causa da repressão familiar, muitas delas fogem de casa e quase todas abandonam os estudos.

A adolescência implica num período de mudanças físicas e emocionais considerado, por alguns, um momento de conflito ou de crise. Não podemos descrever a adolescência como simples adaptação às transformações corporais, mas como um importante período no ciclo existencial da pessoa, uma tomada de posição social, familiar, sexual e entre o grupo.





Fonte: O Divisor

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/173833/visualizar/