Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 28 de Agosto de 2008 às 13:16
Por: Sanny Lisboa

    Imprimir


O gestor do MT Regional, José Aparecido dos Santos (Cidinho), e os 15 superintendentes que atuam nas diversas regiões de Mato Grosso se reuniram com o governador Blairo Maggi, na manhã desta quinta-feira (28.08), no Palácio Paiaguás. Eles apresentaram relatórios e fizeram um balanço do primeiro semestre de atuação da instituição ao chefe do Executivo Estadual. De acordo com Cidinho, o trabalho realizado é positivo, pois permitiu o fortalecimento das atividades dos pequenos produtores e agro-industriais de todas as regiões do Estado. “Fazemos essa relação entre os produtores e o Governo, identificamos as demandas e apresentamos às secretarias estaduais que dão o apoio necessário a cada um”, explicou o gestor.

Os superintendentes de cada região atuam junto aos consórcios municipais das prefeituras. Eles identificam as cadeias produtivas e auxiliam na implementação dos projetos de cada produtor. Atividades como a piscicultura, apicultura, produção de hortifrutigranjeiros, produção de leite, entre outros, recebem incentivos dos órgãos estaduais e de outras instituições por meio da atuação do MT Regional.

Segundo o superintendente da região da Bacia do Alto Paraguai, que é composta por 15 municípios, José Benedito Cândido de Souza, um exemplo da boa atuação do MT Regional, é o fornecimento de 50 mil matrizes de sêmen sexado (para a produção de vacas leiteiras) pelo Governo do Estado que serão doados aos produtores de todas as regiões por meio dos consórcios municipais. “Isso vai permitir o fortalecimento da atividade desses produtores em todo o Estado”, ressaltou.

Além do fomento à produção, os superintendentes, através dos consórcios, também atuam na fiscalização dos trabalhos de infra-estrutura feitos pelas prefeituras com as patrulhas rodoviárias (formadas por máquinas como moto niveladoras, caminhões, retro-escavadeiras, etc) cedidas pelo Governo do Estado. “Já são 6.500 quilômetros de estradas restauradas em apenas quatro meses nos municípios”, contou o gestor do MT Regional.

Outro trabalho apresentado pela equipe do MT Regional ao governador Blairo Maggi, foi a atuação de combate às queimadas em todos os municípios. “São palestras nas escolas, orientação aos produtores, combate aos focos, que ajudam na prevenção e combate às queimadas”, explicou Cidinho.

As equipes também foram fundamentais para a instalação de novas empresas, organização da produção de cada região e destino dos produtos em cada uma delas. “Antes o produtor plantava, produzia e não sabia para quem vender, hoje essa cadeia está organizada, temos as empresas âncoras, os produtos já têm lugar certo para serem comercializados”, explicou o coordenador do MT Regional, Renaldo Loffi, que também participou da reunião com o governador.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/173955/visualizar/