Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 27 de Agosto de 2008 às 14:39
Por: Sanny Lisboa

    Imprimir


Neste ano Mato Grosso teve quase 300% de redução no número de focos de calor registrados entre 15 de julho e 26 de agosto, em relação ao mesmo período do ano passado. É o que demonstra o relatório da Coordenadoria de Geotecnologia da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Nos últimos 45 dias foram registrados 11.630 focos de calor no Estado, enquanto no mesmo período de 2007 foram registrados 34.749 focos. Os dados tiram Mato Grosso do topo do ranking dos estados brasileiros onde mais ocorrem queimadas, posição agora ocupada pelo Pará, que registrou nesse período 18.629 focos.

Segundo o coordenador do Comitê Estadual de Gestão do Fogo, major Hector Péricles de Castro, essa média no número de redução de focos tem se mantido desde que o começou o trabalho de fiscalização em todo o Estado, no último dia 15 de julho. Ele explica que neste ano o trabalho de combate às queimadas nos municípios é feito de forma integrada, por meio de 90 grupos espalhados pelos municípios mato-grossenses. A integração de órgãos estaduais, municipais e federais, de acordo com o major, contribui para um controle maior. “As ações do Estado, agregadas à atuação do Governo Federal e das prefeituras, foi fundamental para termos esse resultado”, afirmou o major.

São 29 instituições envolvidas no trabalho do comitê, além da Sema, o Ibama, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Ministério Público Estadual, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, entre outros. Cada prefeitura, por exemplo, disponibiliza 15 pessoas para o trabalho. Todo o efetivos da PM e do Corpo de Bombeiros também estão mobilizados. Desde o início da fiscalização a PM, por exemplo, já efetuou 20 prisões de pessoas que provocaram queimadas em todo o Estado.

A partir do dia 1º de setembro a fiscalização será intensificada em todas as regiões. E no dia 02, o comitê define se o trabalho de fiscalização termina no próximo dia 15, como previsto oficialmente, ou se será necessário prorrogá-lo por um período maior.

Ranking de Queimadas em Mato Grosso

O município de Nova Bandeirantes, localizada na região Norte do Estado (1026 distante de Cuiabá), é o município onde mais se concentraram o focos de calor registrados em Mato Grosso nos últimos 45 dias. Foram 804 ocorrências detectadas pelos satélites. No entanto, houve uma diminuição significativa em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 1.409 focos no município.

Em seguida vem o município de Tapurah, no Médio Norte (433 km distante de Cuiabá), com 789 focos. Mas no ano passado o número ficou bem acima: 1.417.

A seguir o ranking dos municípios onde se concentram a maior parte dos focos de calor nos últimos 45 dias.

Municípios Focos de calor (15/07 a 26/08/08)

Nova Bandeirantes 804

Tapurah 789

Colniza 717

Juína 410

São Félix do Araguaia 393

Tangará da Serra 375

Alto do Boa Vista 362

Bom Jesus do Araguaia 355

Novo Mundo 343

Paranatinga 333





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/174042/visualizar/