Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 27 de Agosto de 2008 às 14:15

    Imprimir


A taxa de desemprego total em seis regiões metropolitanas do Brasil é a menor para o mês de julho desde 1998. Segundo a Fundação Seade e o Dieese divulgaram nesta quarta-feira, o índice não variou de junho para julho deste ano e ficou em 14,6%.

O desempenho da taxa de desemprego total do conjunto das regiões resultou de comportamentos diferenciados: redução no Distrito Federal e Belo Horizonte; relativa estabilidade em Salvador, São Paulo e Porto Alegre; e aumento em Recife, de acordo com a pesquisa.

A Seade e o Dieese apontam também que o contingente de desempregados nas regiões analisadas foi estimado em 2.933 mil pessoas em julho, 34 mil a mais do que no mês anterior.

Os rendimentos médios reais de ocupados no conjunto de cidades em julho diminuiu 0,7%, enquanto os de assalariados decresceram 1,1%, atingindo R$ 1.154 e R$ 1.238, respectivamente.

Já a taxa de desemprego aberto nestas regiões passou de 9,9% para 9,8% e a de desemprego oculto de 4,7% para 4,8%.

O desemprego aberto abrange pessoas que procuraram trabalho de maneira efetiva nos 30 dias anteriores ao da entrevista e não exerceram nenhum trabalho em sete dias. Já o desemprego oculto abrange dois outros conceitos: por trabalho precário ou por desalento.

O desemprego oculto por trabalho precário toma como referência pessoas que possuem algum trabalho remunerado ocasional de auto-ocupação ou que realizam trabalho não-remunerado em ajuda a negócios de parentes e que procuraram mudar de trabalho nos 30 dias anteriores ao da entrevista ou que, não tendo procurado neste período, o fizeram sem êxito até 12 meses atrás.

Já o por desalento leva em consideração pessoas que não possuem trabalho e nem procuraram nos últimos 30 dias anteriores ao da entrevista, por desestímulos do mercado de trabalho ou por circunstâncias fortuitas, mas apresentaram procura efetiva de trabalho nos últimos 12 meses~, segundo a definição do Dieese.





Fonte: Redação Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/174044/visualizar/