Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 26 de Agosto de 2008 às 15:26
Por: Elaine Tortorelli

    Imprimir


Apresentações culturais e artísticas marcam a programação de 30 anos de existência da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). A programação começa no dia 04 de setembro, com missa de ação de graças pelo 30º aniversário da instituição a partir das 8h, seguido da inauguração de um mural e do obelisco de 30 anos, localizado no pátio da Biblioteca Central, no campus da Unemat em Cáceres, e a abertura da exposição cavernas que mistura as linguagens da fotografia e artes plásticas. A data do dia 04 de setembro lembra a primeira cerimônia de Aula Inaugural ofertada pela instituição ainda sob o nome de Instituto de Ensino Superior de Cáceres (IESC).

Criado em 1978, ano que também era comemorado o bicentenário de Cáceres, o instituto ofertava as licenciaturas em Letras e Estudos Sociais e surgiu da mobilização de professores, responsáveis por estabelecimentos de ensinos e autoridades preocupados com a qualificação educacional em nível superior no município. Em 1993, a instituição recebe o título de universidade e hoje possui 11 campi e 15 núcleos pedagógicos.

A primeira noite de programação dos 30 anos será no Museu da Unemat, localizado na cidade Universitária de Cáceres, no bairro Santos Dumont, a partir das 19h00, com apresentações de grupos que revivem a cultural popular mato-grossense.

Lançamentos oficiais de produtos comemorativos abrem a manhã do segundo dia (05), seguido de apresentações de grupos artísticos que utilizam o esporte, a música e a dança como forma de modificar o contexto social.

Nessa mesma manhã o pátio do campus da Unemat estará aberto para atendimento social oportunizado pelos cursos desenvolvidos na unidade acadêmica, uma forma de mostrar os trabalhos desenvolvidos pela instituição no campo do ensino, pesquisa e extensão.

Na noite de sexta-feira os documentários “Sonho, flor e fruto: uma história de 30 anos” e “Os últimos dias da vida de Che Guevara”, produzidos pela TV Taiamã e Coordenadoria de Comunicação Unemat serão exibidos a partir das 19h00 no campus universitário. Também estão previstos na programação da noite entrega de méritos universitários e o lançamento do CD – Cantando a Diversidade, com as canções dos finalistas do I Festival de Música da instituição realizado em 2007.

Oficinas culturais serão ministradas durante todo o dia 06 no Museu da Unemat. Performances de grupos culturais fecham a programação na noite de sábado na Praça Barão do Rio Branco, localizada no centro histórico de Cáceres.





Fonte: Unemat

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/174141/visualizar/