Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 26 de Agosto de 2008 às 15:14

    Imprimir


O ex-presidente José Sarney afirmou nesta terça-feira, durante sabatina da Folha, que nunca pensou em ser presidente da República. Segundo Sarney, ele já estava preparado para ser vice quando foi avisado que seria presidente e não houve uma "educação presidencial" para se preparar para o cargo.

"A educação presidencial não existiu. Eu nunca pensei que chegasse à Presidência da República. No Maranhão ninguém nasce pensando em ser presidente da República. No Maranhão sempre se aspira chegar à Academia [Brasileira de Letras, que Sarney integra], na presidência da Republica não", disse ele.

De acordo com Sarney, sua formação o ajudou na organização de seu trabalho quando assumiu o cargo, para o qual, segundo ele, inicialmente recusou. "Fui acordado às 3h e soube que assumiria às 10h."

Sarney também contou que para ajudar a convencê-lo, a atuação de Ulysses Guimarães foi fundamental. "Sempre tive um senso crítico de que aquilo poderia parecer a população que eu havia costurado aquilo", afirmou.

A sabatina acontece no Teatro Folha (shopping Pátio Higienópolis, av. Higienópolis, 618, 2º piso, São Paulo).

Colunista da Folha, Sarney é o quinto entrevistado no ciclo de sabatinas do jornal neste ano.

Durante duas horas, o ex-presidente responde a perguntas dos entrevistadores e da platéia. Sarney é sabatinado pelos colunistas da Folha Clóvis Rossi e Mônica Bergamo, pelo editor de Brasil, Fernando de Barros e Silva, e pela editora do "Painel", Renata Lo Prete. Ele também responde a perguntas da platéia.

Deputado federal pelo Maranhão em 1956-1957 e 1959-1966, Sarney elegeu-se em 1965 ao governo do seu Estado. Em 71, assumiu uma vaga no Senado, de onde saiu em 85 para ser presidente. Após deixar a Presidência, Sarney voltou ao Senado, agora eleito (e reeleito duas vezes) pelo PMDB do Amapá.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/174142/visualizar/