Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 26 de Agosto de 2008 às 14:33

    Imprimir


Um estudo, divulgado nesta terça-feira pela administradora de cartões do Itaú - Itaucard -, apontou que a inadimplência no setor de cartões de crédito no Brasil caiu de 7,6% para 4,6% no período compreendido entre junho de 2006 e junho de 2008. Segundo o levantamento, o consumo no varejo com o meio de pagamento cresceu 38% durante o mesmo intervalo.

Segundo a administradora, o resultado da pesquisa, denominada "Consumo consciente no mercado de cartões de crédito", mostra que o consumidor brasileiro demonstra maior maturidade em sua relação com a administração da sua renda mensal.

"A ampliação do crédito nos últimos anos foi fundamental para gerar o círculo virtuoso entre alta do consumo e da produção e queda do desemprego. Com a possibilidade de planejar melhor os gastos, financiar a compra sem juros ou a fatura com juros mais baixos, o consumidor consegue honrar as dívidas em dia ou em menores prazos", afirma Fernando Chacon, diretor de Marketing da Itaucard.

Para a Itaucard, os sucessivos aumentos da taxa básica de juros, feitos pelo Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), não representa um fator de redução do consumo com cartões de crédito.

"O aumento da Selic pode reduzir o consumo de supérfluos, mas os cartões hoje são importantes aliados para o controle das compras do dia-a-dia. É possível planejar com calma o pagamento de despesas corriqueiras, como as de supermercados, postos de gasolina, padarias e farmácias, entre outros", afirmou Chacon.





Fonte: Redação Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/174146/visualizar/