Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 26 de Agosto de 2008 às 08:40
Por: Fernanda Bassette

    Imprimir


No ano em que completa dez edições, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem ) bateu recorde de número de inscritos e se firma cada vez mais como uma prova 'necessária', especialmente porque sua nota é usada como critério de seleção em várias universidades. Segundo Dorivan Ferreira, coordenador do Enem, o objetivo - sem data definida - é que os alunos cheguem a uma média nacional de 70 pontos (numa escala de 0 a 100). A média da prova objetiva na edição passada foi de 52,52 pontos.

Nos dez anos de prova, as médias na prova objetiva dos estudantes variaram do mínimo de 34,13 pontos em 2002 para o máximo de 51,93 pontos em 1999. Na redação - que não é obrigatória, por isso a nota dela não é usada como meta, a média nacional variou de 45,91, em 1998 a 60,87, em 2000 - o melhor desempenho dos alunos.

De acordo com Ferreira, a média na prova objetiva é bastante variável e já esteve mais alta que a média recente. Para ele, uma das explicações é que o público é muito flutuante e o exame não é obrigatório. Ele afirma, no entanto, que a metodologia do exame é balanceada e mantém sempre o mesmo padrão, que mescla questões fáceis, médias e difíceis.

"Para nós, o ideal seria que todos os alunos alcançassem uma média geral acima de 70 pontos, para chegarem no nível de países com educação de primeira linha. O ideal seria isso, mas nós sabemos das dificuldades e sabemos que estamos avaliando escolas do Brasil inteiro", disse o coordenador do Enem.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/174183/visualizar/