Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 25 de Agosto de 2008 às 15:58

    Imprimir


A campanha "Eleições Limpas", da AMB (Associação de Magistrados Brasileiros), promove amanhã (26), por todo o país, uma série audiências públicas com juízes eleitorais. A idéia dos encontros, segundo a AMB, é aproximar a Justiça Eleitoral da sociedade, e conscientizar sobre a importância do voto.

As audiências desta terça-feira celebrarão o Dia Nacional das Audiências Públicas, promovido pela primeira vez pela iniciativa da AMB e TSE. O objetivo das audiências é ainda reafirmar a informação de que o voto é secreto.

De acordo com pesquisa encomendada pela AMB, 21% dos eleitores acreditam que os candidatos podem saber em quem eles votaram. O TSE acredita que muitos políticos se aproveitam dessa falta de informação por parte do eleitorado.

Segundo dados do NAP (Núcleo de Apoio às Audiências Públicas), 300 zonas eleitorais em todo o Brasil já confirmaram a realização da audiência, mas estima-se que a adesão seja o dobro desse número. No TSE, o presidente do Tribunal, ministro Carlos Ayres Brito, também irá presidir uma audiência pública, que contará com a presença de dirigentes de organizações da sociedade civil como a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), a CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) e a CNI (Confederação Nacional da Indústria).

Eleições Limpas

Uma das ações da campanha "Eleições Limpas" foi a divulgação da chamada "lista suja", com a relação de candidatos que respondem a processos judiciais. Apesar de o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ser parceiro da AMB nesta campanha, o Tribunal divergiu do pedido da Associação e autorizou os candidatos réus em processos judiciais a concorrerem nas eleições.

A campanha ainda dispõe de uma "Cartilha do Eleitor", que traz as principais informações que o cidadão precisa saber para assumir uma postura ativa, denunciando irregularidades.

A "Cartilha do Eleitor" e os locais das audiências estão disponíveis no site da AMB, www.amb.com.br/eleicoeslimpas.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/174213/visualizar/