Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 25 de Agosto de 2008 às 14:40

    Imprimir


Pesquisa eleitoral divulgada neste sábado (23) pelo Ibope em Porto Alegre (RS) mostra que o atual prefeito, José Fogaça (PMDB), lidera as intenções de voto na capital gaúcha, com 33% das menções. Segundo o instituto, o candidato à reeleição subiu quatro pontos percentuais em relação à primeira rodada do levantamento, realizada em julho. Foram ouvidos 805 eleitores entre os dias 19 e 21 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais.

A pesquisa aponta ainda oscilações em direções opostas das candidatas que estavam empatadas na rodada anterior. Em julho, Manuela D'Ávila (PC do B) e Maria do Rosário (PT) apareciam empatadas na segunda colocação, ambas com 19% das intenções de voto. Em agosto, no entanto, a diferença entre as adversárias chega a cinco pontos percentuais: Manuela atinge 21% da preferência do eleitorado, enquanto a petista tem 16%.

A candidata do PSOL à prefeitura, Luciana Genro (PSOL), mantém-se na quarta colocação, com os mesmos 8%. Na seqüência, surge o candidato Onyx (DEM), com 5%, um ponto a mais em relação à pesquisa de julho. Já o candidato Nelson Marchezan Jr. (PSDB) mantém os mesmos 2% de preferência do eleitorado. A candidata do PSTU, Vera Guasso, não foi citada por nenhum dos entrevistados.

O índice de pessoas que afirmaram ainda não terem decidido o voto, ou que preferiram não revelar, continua em 10%. Já o percentual de eleitores que declararam votar em branco ou nulo caiu de 8% para 5%. Espontaneamente, no entanto, 29% dos entrevistados se dizem indecisos.

Segundo turno

De acordo com o Ibope, Fogaça também ficaria à frente em caso de segundo turno, sendo que a disputa seria mais apertada caso o prefeito enfrentasse Manuela. Em um possível enfrentamento, Fogaça teria 44% das intenções de voto, contra 41% da comunista.

Manuela levaria a melhor se enfrentasse a adversária do PT. Do total de entrevistados, 41% afirmaram que votariam na candidata do PC do B, contra 33% que apoiariam a Maria do Rosário em um possível segundo turno.

Apesar de estar à frente nas pesquisas, Fogaça é também o candidato com a maior taxa de rejeição: 27% dos entrevistados dizem que não votariam nele de jeito nenhum. Por outro lado, Manuela e Luciana Genro registram as menores rejeições, com 14% das menções.

A pesquisa, realizada pelo Ibope a pedido da TV Gaúcha S.A., foi registrada sob o número 33/2008 na 161ª Zona Eleitoral de Porto Alegre.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/174224/visualizar/