Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 22 de Agosto de 2008 às 13:06

    Imprimir


A Centrais Elétricas Matogrossenses (Cemat) conclui neste sábado, 23, a entrega de 211 geladeiras e 630 lâmpadas fluorescentes para famílias de baixa renda do município de Tangará da Serra (a 239 km de Cuiabá). A ação faz parte do Programa de Eficiência Energética da empresa que consiste na substituição de refrigeradores em mau estado de conservação e de lâmpadas incandescentes por equipamentos mais econômicos. Em todo o Estado, 4.582 famílias serão beneficiadas.

O principal objetivo da concessionária é auxiliar as famílias na adequação do valor da conta de energia ao orçamento doméstico. Para isso, a empresa substitui os equipamentos antigos por refrigeradores de 286 litros e lâmpadas fluorescentes de 20W com selo Procel/Inmetro, que garante o bom desempenho do produto com baixo consumo de energia elétrica.

Levantamento realizado pela concessionária aponta que as famílias beneficiadas podem reduzir o consumo de energia em 15 a 50%, o equivalente a uma economia de 30 a 80 kWh por mês, dependendo da situação de cada equipamento. Esse resultado é possível graças à utilização de tecnologia moderna na fabricação dos refrigeradores, com compressor e isolamento mais eficientes, e ao consumo consciente. Outro fator importante é o hábito de consumo de cada família.

A dona de casa Eliane Dias do Espírito Santo, de 37 anos, foi beneficiada pelo programa da Cemat. Para ela, a nova geladeira deve reduzir substancialmente o consumo de energia na sua casa, localizada num conjunto habitacional popular do bairro 8 de Março, em Várzea Grande. “Aqui em casa, só o meu marido trabalha. Ele ganha pouco e quase não sobra dinheiro. Quando a conta vem elevada, a gente paga a fatura com atraso e ainda fica com medo de ter a energia cortada. Eu acredito que com a geladeira nova, vamos reduzir a conta em cerca de 30%”, comemora.

Além disso, ao doar a geladeira, a Cemat recolhe o refrigerador antigo e dá destinação ambientalmente correta ao gás CFC, evitando sua liberação para a atmosfera. Além de reduzir o valor da conta de energia, a substituição dos equipamentos beneficia também o meio ambiente. A redução do consumo implica na redução da produção, refletindo conseqüentemente na diminuição dos impactos da geração de energia.

Beneficiados - Para ter acesso ao benefício, o cliente tem que estar classificado como Baixa Renda; ter a média de consumo nos últimos três meses entre 80 e 220 kWh/mês; estar adimplente com a concessionária; não apresentar indícios de fraude na unidade consumidora e possuir geladeira em condições precárias, entre outros. Além disso, ao receber o eletrodoméstico, o consumidor terá que assinar um termo de compromisso garantindo não executar ou permitir que ninguém execute qualquer espécie de procedimento irregular de medição do consumo. Ele também não pode vender, doar nem emprestar a geladeira por um prazo de 60 meses.

O coordenador do Programa de Eficiência Energética da Cemat, Milton Ochiuto, explica que a empresa não solicita que o cliente faça inscrição. “Os consumidores aptos a receber os equipamentos são pré-selecionados, por meio do próprio cadastro da Cemat, e contatado posteriormente”, informa.

A Cemat desenvolve o projeto de eficiência energética com comunidades baixa renda desde 2005, quando quase três mil famílias de Cuiabá e de Várzea Grande foram beneficiadas. Ao todo, foram distribuídas 2.946 geladeiras novas e 8.838 lâmpadas econômicas (três por família).

No atual ciclo (2006/2007) a concessionária ampliou o projeto para o interior do Estado. Com isso, serão contempladas mais 4.582 famílias, nos municípios de Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Juina, Peixoto de Azevedo, Primavera do Leste, Rondonópolis, Tangará da Serra e Sinop, assentamento Taquaral, pertencente ao município de Santo Antônio do Leverger, além de Cuiabá e Várzea Grande.





Fonte: Assessoria de Imprensa da Cemat

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/174327/visualizar/