Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 18 de Agosto de 2008 às 20:33

    Imprimir


Um incêndio provocado por índios da etnia Xavante para a realização da caça de animais selvagens resultou em tragédia na aldeia Belém, em Água Boa, distante a 730 quilômetros de Cuiabá.

Dois indígenas foram atingidos pelo fogo e tiveram que ser deslocados para a Goiânia para passarem por tratamento médico. José Fábio Xavante, de 29 anos e Wilton Xavante de 14 anos tiveram respectivamente 75% e 50% do corpo queimado pelas chamas. Grande parte das queimaduras é de 3º grau.

O acidente aconteceu na tarde do último sábado (16), por volta das 14h. A reportagem do site da TV Centro América entrou em contato com o administrador da Fundação Nacional do Índio (Funai) no município, Euvaldo Gomes da Silva. Ele informou que é tradição os indígenas atearem fogo na mata para caçar animais. "É uma tradição, inclusive entre os indígenas mais velhos", disse. Para o administrador, uma rajada de vento descontrolou o fogo que acabou atingindo os índios. "Um dos índios ficou preso no círculo de fogo. O outro foi tentar ajudar e acabou queimado", informou.

A forma pela qual os indígenas utilizam o fogo na caça de animais é conhecida como "Dutsu". O método consiste em colocar fogo em círculo para encurralar os animais até o centro da queimada. Na caçada, os índios ficam munidos com flechas e armas de fogo para matarem os animais. Um indígena denominado de queimador fica responsável pela queima da área.

Os dois índios ficaram gravemente feridos e foram encaminhados para Barra do Garças e posteriormente para Goiânia, onde são submetidos a tratamentos clínicos no Pronto Socorro para Queimaduras desde a manhã deste domingo. Eles permanecem em estado de observação e não correm risco de morte.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/174633/visualizar/