Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 18 de Agosto de 2008 às 10:27

    Imprimir


Os empresários dos setores de comércio e serviços de Mato Grosso estão otimistas com o mercado econômico do Estado e acreditam no avanço da economia para o segundo semestre de 2008. Uma pesquisa feita pela Federação do Comércio de Mato Grosso (Fecomércio - MT) indicou que 79% da classe empresarial está otimista em relação ao mercado mato-grossense e 85% acredita na manutenção da estabilidade econômica.

A pesquisa também revelou que 86% dos empresários esperam um crescimento econômico do Estado, sendo que 13% dos entrevistados avaliam o Governo Estadual como ótimo e 42% o considera bom. Em relação ao Brasil, 81% da classe acreditam no crescimento do país e 4% avaliam o Governo Federal como ótimo.

Para o secretário de Indústria, Comércio Minas e Energia (Sicme), Pedro Nadaf, o resultado da pesquisa é conseqüência do programa de trabalho desenvolvido pelo Governo, que possui uma política de verticalização da economia, que agrega mais valor ao produto do Estado, distribuindo renda e melhorando a qualidade de vida da população.

Empresário do ramo de confecções de Cuiabá, Paulo Sérgio Ribeiro, disse que o primeiro semestre do ano foi muito bom. De acordo com ele, a empresa teve uma média de crescimento de 10% a 13% e a expectativa é fechar o ano com 20%. “Creio que haverá um crescimento econômico no país e no Estado. Estou otimista e acredito fielmente no desenvolvimento de Mato Grosso. Estou satisfeito com o trabalho desempenhado pelo Governo Estadual”.

De acordo com o presidente do Grupo Bigolin, empresa de materiais para construção, Olivo Bigolin, o Estado vai agregar mais valor aos produtos com essa política de verticalização. “Percebo um grande desenvolvimento em Mato Grosso. Gosto da política do Governo e espero que continue assim. Também fico contente com a melhoria do poder aquisitivo de compra da classe mais desfavorecida”.

Abundância de matéria prima e espaço físico, em Mato Grosso, são os fatores que fazem o empresário Geraldo Prado, do ramo de confecções de Cuiabá, acreditar no potencial e desenvolvimento do Estado. “A política de Governo tem descentralizado a economia, deixando todos com poder de igualdade. Isso é um ganho para os empresários e para toda a comunidade, pois há uma melhor distribuição de renda no Estado”.

O levantamento, coordenado pelo Departamento de Pesquisa da Federação do Estado de Mato Grosso, foi realizado nos municípios de Alta Floresta, Barra do Garças, Campo Verde, Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sapezal, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande. Ao todo foram entrevistados 400 empresários, sendo 250 do setor de comércio e 150 de serviços.

O objetivo da pesquisa, realizada no período de 10/06/08 à 22/06/08, foi coletar a expectativa do setor produtivo para as tendências do mercado brasileiro, e mato-grossense, neste segundo semestre de 2008.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/174686/visualizar/