Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 15 de Agosto de 2008 às 11:28
Por: Danielle Cunha

    Imprimir


Durante audiência pública, realizada em Sorriso, ontem (14/08), que discutiu o funcionamento do Hospital Regional e a Assistência Médico- Hospitalar no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) com a interveniência do Consórcio Intermunicipal de Saúde Vale Teles Pires, o presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social (CSPAS) da Assembléia Legislativa, deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB/Bloco independente) explicou que este ato é trabalho da Comissão, que tem percorrido as cidades do interior do Estado, falando com autoridades e sociedade para saber sobre as deficiências dos Hospitais e ouvir sugestões.

Maluf informou que vai encaminhar, preliminarmente ao secretário estadual de Saúde, Augustinho Moro, as sugestões: ampliação da planta do Hospital Regional de Sorriso e do número de leitos, implantação do laboratório de microbiologia, implantação do Hospital Materno-Infantil (retirar serviços gineco-obstétrico e neonatal do HRS), implantação do Hospital e Pronto Socorro, ampliar o quadro de fisioterapeutas, abrir concurso público para a contratação efetiva de, no mínimo três médicos intensivistas (ou um intensivista e dois equiparados), melhorar o comparecimento/participação dos municípios consorciados no cumprimento da pactuação (o município de Sorriso está arcando sozinho com alguns ônus de responsabilidade de todos), rever/melhorar a mecânica da assistência neurocirúrgica na esfera do atendimento do HRS/consórcio (profissional da neurocirurgia sendo aproveitado em área burocrática), analisar a fundamentação jurídica para a ´contratação excepcional´ de um profissional médico para atender UTI.

O maior problema apontado para o Hospital Regional de Sorriso (HRS) foi quanto ao fechamento da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), falta de leitos e superlotação.

O deputado estadual José Domingos agradeceu ao presidente da CSPAS, Guilherme Maluf, pela realização do evento e falou que é preciso chamar a responsabilidade do consórcio, bem como dos entes federativos (União, Estado e Municípios) para que os problemas acerca da saúde pública sejam resolvidos.

Para Maluf o intuito da Comissão, além da fiscalização, é verificar o fechamento da UTI, a compra de medicamentos, compra e manutenção dos equipamentos, pessoas morrendo por falta de médico intensivista. “Temos que estender a preocupação também a pacientes que estão morrendo por falta de neurocirurgia e a pediatras que estão atendendo em três setores do hospital” disse o deputado.

De acordo com o secretário-adjunto estadual de Saúde, Vitor Rodrigues, os investimentos são destinados para a região, não para o hospital. Consequentemente, os recursos ao hospital devem ser repassados pela prefeitura.

A audiência pública, realizada na Câmara Municipal de Sorriso, contou ainda com a presença dos deputados estaduais Nilson dos Santos, pastor Antonio Brito, Antonio Azambuja, do prefeito em exercício Luis Carlos Nardi, do representante do Ministério Público, Marcos Brant, da diretora do Hospital Regional de Sorriso, Rejane Rodrigues, sociedade civil organizada, representantes do segmento de saúde, de secretarias e conselhos municipais, além de estudantes e demais interessados no assunto.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/174756/visualizar/