Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 14 de Agosto de 2008 às 16:28

    Imprimir


O Procon Estadual, superintendência da Setecs, realizou de janeiro a julho, 8.292 atendimentos, correspondente a 80% dos consumidores atendidos em 2007. Destes, 3.140 viraram processos, ou seja, reclamações que foram abertas para serem discutidas com os fornecedores em audiências de conciliação.

O número é expressivo, já que em todo o ano de 2007 o órgão atendeu 10.344 reclamações de consumidores. Além do registro formal com abertura de Carta de Investigação Preliminar (CIP), outros 10.178 encaminhamentos foram feitos por telefone. “O número crescente de atendimento e de acordos firmados entre consumidores e fornecedores mostra o respeito que o Procon Estadual tem conquistado. As empresas comparecem quando são chamadas ao Procon e na maioria das vezes atendem os pedidos formulados pelos consumidores”, destacou a secretária Terezinha Maggi.

A superintendente do Procon Estadual, Gisela Simona Viana de Souza, ressaltou que o número de atendimentos é uma conseqüência do trabalho realizado em diversas frentes. “O Procon desenvolve um trabalho de educação para o consumo, com orientações sobre o direito do consumidor, o que torna o cidadão mais consciente de seus direitos”, considera Gisela Simona.

Outro assunto tratado na reunião, realizada ontem, que contou com a presença da secretária adjunta de Cidadania, Vanessa Rosin, foi a ação da Defensoria Pública realizada com base nos dados de atendimento do Procon Estadual, impedindo a cobrança da taxa de administração de boleto bancário. Oito fornecedores, compostos por lojas, bancos e financeiras, foram impedidos de realizar a cobrança. Como resultado, nos meses de junho e julho, o número de reclamações no setor de assuntos financeiros aumentou, já que os consumidores foram ao Procon para obter a restituição dos valores pagos. “A partir da divulgação das ações do órgão, os consumidores buscam o atendimento no Procon Estadual a fim de exercerem os seus direitos”, explicou Vanessa.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/174810/visualizar/