Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 07 de Agosto de 2008 às 14:41
Por: Sergio Luiz Fernandes

    Imprimir


Em todo o país, cerca de um milhão e 400 mil estudantes, em 1.400 municípios, devem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no dia 31 de agosto (domingo). Em Mato Grosso, a expectativa é de que seja superado o número de participantes do ano passado (50.635). No estado, as provas serão realizadas em 67 municípios.

O Enem está em sua 11º Edição. No gênero, é considerado um dos maiores processos de avaliação do mundo (é o maior da América Latina). O exame possibilita aos gestores da educação a identificação das boas práticas e as deficiências que correm no processo de ensino-aprendizagem. Funciona ainda como fator de mobilização da comunidade em torno da qualidade do ensino.

A participação no Enem é voluntária, mas vem crescendo em função da adoção do exame por muitas instituições de ensino superior, como um dos critérios de acesso. Já se aproximam de 600 as faculdades que utilizam o Enem no processo de seleção. A realização da prova funciona ainda como pré-requisito para acesso a bolsas de ensino em escolas particulares. É o caso, por exemplo, do programa Universidade para Todos (ProUni).

Normalmente as provas são realizadas por quem está concluindo ou já concluiu o Ensino Médio. Mas pessoas em outras situações também têm feito o exame.

Desde 2005, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” disponibiliza todos os dados da prova para consulta, no site www.enem.inep.gov.br. Só são divulgados os dados, porém, de escolas que tenham um mínimo de 10 alunos matriculados e com pelo menos 10 participantes no exame.

Até o dia 18 de agosto, os alunos devem receber, no endereço indicado na ficha de inscrição, o cartão de confirmação do local da prova. Caso isso não ocorra, o aluno deve se informar numa agência dos Correios ou acessar o site do Inep (www.inep.gov.br).

No dia 31, as provas serão realizadas das 12 às 17h (horário de Mato Grosso).





Fonte: Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/175201/visualizar/