Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 07 de Agosto de 2008 às 13:47

    Imprimir


Sem alarde, os 17 deputados em plenário na sessão desta quarta (6) aprovaram, em primeira votação, uma emenda constitucional que antecipa a eleição da Mesa Diretora de 30 de setembro para 2 de setembro. O curioso é que a posse dos 5 novos parlamentares que vão comandar o legislativo mato-grossense só acontece em fevereiro do próximo ano.

Dos 24 parlamentares, 17 estavam presentes. As articulações foram conduzidas por Sérgio Ricardo (PR) e José Riva, hoje presidente e primeiro-secretário da Mesa, respectivamente. Os dois vão se revezar nos cargos. Tudo indica que serão eleitos com chapa única. Ao menos 19 deputados já fecharam apoio à idéia de Riva voltar a ser presidente, com Sérgio de primeiro-secretário.

Chapa já tem 4 dos 5 membros definidos

Presidente - José Riva (PP)

Primeiro-vice-presidente: Mauro Savi (PR)

Primeiro-secretário: Sérgio Ricardo (PR)

Segundo-secretário: Dilceu Dal Bosco (DEM)

Também está definido o nome do deputado Mauro Savi (PR), líder do governo na AL, como primeiro-vice-presidente. O DEM já emplacou Dilceu Dal Bosco para o cargo de segundo-secretário. Desse modo, dos 5 cargos da Mesa, só resta um para ser definido. A segunda votação da proposta entra na pauta na próxima semana. Nos bastidores, a alegação é de que a eleição na AL em 30 de setembro poderia ser tumultuada porque se daria num intervalo de apenas uma semana das eleições municipais. Esta é a terceira vez que a Assembléia altera data para escolha dos membros da Mesa. Antes acontecia em dezembro para posse se realizar dois meses depois. O mandato é por dois anos. A AL-MT resolveu copiar a idéia do legislativo de Tocantins, que também antecipou a eleição da Mesa.

Riva tenta superar a fase cão, aquela em que esteve na mira do Ministério Público por causa dos processos sobre atos de improbidade. Quase todos os deputados adiantaram que vão apoiá-lo no processo de votação para reassumir, pela quarta vez, a presidência da AL. Hoje, o ordenador de despesas é Sérgio. Ele detém controle de um orçamento anual superior a R$ 200 milhões. Desde que chegou a AL, em 1995, Riva compõe a Mesa Diretora, ora como presidente, ora como primeiro-secretário. Sérgio agora também tomou gosto pelo poder no Legislativo.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/175212/visualizar/