Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 05 de Agosto de 2008 às 15:20

    Imprimir


Um dos principais programas sociais do governo Lula, com alto potencial de capitalização por parte dos prefeitos no interior do país, o Luz para Todos teve calendário de inauguração de obras direcionado a municípios administrados pelo PT desde 2004, quando foi criado pela então ministra de Minas e Energia e hoje chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Ao todo, comunidades rurais de 13,2% das prefeituras petistas receberam os cabos de energia do "Luz" -52 pequenas cidades. Só o PC do B, aliado histórico da sigla, teve desempenho melhor (15%), percentual que deve ser relativizado devido ao número pequeno de administrações dos comunistas.

Se analisados os Estados com maior volume de inaugurações do programa, o campeão é o Rio Grande do Sul, berço político de Dilma. Dos 10 Estados com maior índice de prefeituras beneficiadas, 8 têm governadores aliados, sendo 5 do PMDB, que hoje chefia o ministério.

O atual ministro, Edison Lobão, é do Maranhão, ligado ao grupo político de José Sarney (PMDB-AP), senador e ex-presidente. E o Maranhão é a estrela do "Informativo Luz para Todos" de maio, em cujo texto Lobão anuncia investimentos do Luz para o Estado -R$ 534 milhões- e "decreta" o "fim do uso da lamparina" por lá.

O jornal Folha de S. Paulo fez um cruzamento das 436 localidades onde houve cerimônias de lançamento do Luz para Todos até julho com o banco de dados da Confederação Nacional dos Municípios, onde constam as filiações atuais dos prefeitos.

O resultado mostra que, depois da dupla PT e PC do B, aliados do governo no plano nacional aparecem enfileirados: PDT (11,5% das prefeituras), PSB (10,2%) e PMDB (8,2%). No pé da tabela, vêm as três siglas de oposição, PSDB, DEM e PPS. O ministério e o PT negam favorecimento.

A digitação em programas de busca na internet da expressão "luz para todos" associada à palavra "prefeito" mostra centenas de inaugurações que tiveram presença do prefeito, de vereadores, deputados, senadores e governadores.

Isso apesar de o "Luz" ser um programa federal e não depender, segundo o ministério, de interferência política para sua execução. A lista de esclarecimentos do programa diz que ele "não é do prefeito, vereador, deputado ou mesmo do governador", e sim "um programa do governo federal".

Mas, em um dos exemplos, o site do Executivo municipal da Chapada dos Guimarães (MT) anuncia: "Prefeitura de Chapada lança obras do Luz para Todos". Texto diz que o prefeito Gilberto Mello (PR) "destacou que os esforços para levar luz até as comunidades rurais de Chapada iniciaram ainda quando o mesmo ocupava uma cadeira na Câmara". Mello é candidato à reeleição.

Já o site da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) destaca, em novembro de 2007: "Alto Taquari agradece Serys pelo Luz para Todos". A prefeita de Três Lagoas (MS), Simone Tebet (PMDB), reclama de ter sido excluída de evento: "Mesmo assim eu vim. É o respeito pela nossa população. Gostaria de pedir aos responsáveis que, da próxima vez, avisem a administração municipal para que possamos nos preparar e até ajudar no que for possível", disse, segundo o site da prefeitura. Ela tenta se reeleger.

O Luz é um dos campeões de avaliação. Ele já atendeu 8 milhões de pessoas, e a meta é chegar aos 10 milhões, com investimento de R$ 12,7 bilhões. Mantido com verba de fundos do setor elétrico, o Luz tem aporte da Eletrobrás. Em 2007, acabou arrolado no escândalo da Operação Navalha da PF, com suspeita de superfaturamento em obras no Piauí. O diretor do programa na época, José Ribamar Santana, caiu. O então ministro Silas Rondeau foi denunciado pelo Ministério Público Federal como integrante do esquema.





Fonte: Folha de S. Paulo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/175364/visualizar/