Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 04 de Agosto de 2008 às 17:11

    Imprimir


O ex-ministro da Fazenda, Luiz Carlos Bresser, afirmou nesta segunda-feira que o Brasil não está no ciclo de desenvolvimento sustentável da economia. Ele participa de seminário na FGV (Fundação Getúlio Vargas), que conta ainda com a presença do ministro Guido Mantega (Fazenda).

Bresser afirmou considerar que o governo Lula pratica uma "política boa" apenas para os problemas conjunturais de curto prazo. "Este governo não está sendo capaz de resolver o problema de médio prazo".

Para justificar, o ex-ministro comparou o Brasil com a fase de desenvolvimento que viveu o Japão na década de passada.

Segundo ele, enquanto o Japão tinha uma política de juros baixos e câmbio competitivo, o Brasil atualmente faz o contrário. "Se é para empurrar com a barriga, continue com esta política fiscal, esses juros e câmbio", afirmou.

Para Bresser, "a taxa de câmbio do Brasil é suicida e levará para uma crise de pagamentos em dois ou três anos".

O ex-ministro também afirmou que não acredita que o mercado possa ajustar os valores caso o dólar venha se apreciar, por conta da taxa atrativa de juros para os especuladores estrangeiros.

Para Bresser, a atual política cambial é "alucinada" e segue exemplos de governos populistas. O ex-ministro afirmou que a valorização do real favorece os gastos dos brasileiros. "É populista porque os salários reais aumentam e todo mundo vai para Paris. Nem para Miami vão mais", afirmou.

No mesmo evento, o ministro Mantega disse considerar que a valorização do real frente ao dólar está quase no limite do que a economia pode suportar. Ele afirmou, no entanto, que a desvalorização da moeda americana ajuda no combate à inflação.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/175464/visualizar/