Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 04 de Agosto de 2008 às 14:05
Por: Flávia Borges

    Imprimir


A Legislação Eleitoral não permite que candidatos analfabetos concorram a qualquer cargo eletivo. Mesmo assim, em Mato Grosso 20 aspirantes a vaga de vereador registraram candidatura. Acorizal (a 59 km de Cuiabá) é campeã em número de pessoas que não sabem ler e nem escrever e que estão na lista de concorrentes a cargo eletivo. Tem 6 postulantes: Reinaldo Arruda (PR), Benancy da Silva (PP), Benedito Marques (DEM), Linine ark (PP), Marcelo Silva (PP) e Evans da Silva (PP).

Em seguida vem São Pedro da Cipa (a 149 km ao Sul da Capital), onde três candidatos analfabetos concorrem a uma cadeira no legislativo: Jabes Siqueira (PSB), João Batista (PSDB) e Milton Almeida (PSDB). Com dois candidatos está Nova Nazaré (a 800 km de Cuiabá), onde entraram no páreo Eli Martins (PSDB) e Reinaldo Cesário (PRB).

Várias outras cidades possuem candidatos não-alfabetizados que registraram nomes à disputa, conforme revela o Tribunal Superior Eleitoral - confira no quadro acima. Todas estas candidaturas ainda dependem do aval da Justiça Eleitoral, mas a tendência é que sejam indeferidas.

No último sábado (2), por exemplo, a Justiça indeferiu a candidatura do cacique da aldeia Suruí, José Itabira Surui (PR), que tentava uma vaga na Câmara Municipal de Rondolândia, alegando que este não sabe ler ou escrever em português - saiba mais aqui. Antes, 6 já tinham sido excluídos em Juína por não terem grau de instrução.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/175490/visualizar/