Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 02 de Agosto de 2008 às 06:29

    Imprimir


O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Clifford Sobel, disse, durante audiência com o governador Blairo Maggi, acreditar que os subsídios oferecidos pelo Governo dos EUA para os produtores podem acabar, mas ponderou que esta decisão depende de negociações envolvendo todos os países, e isto é um processo que leva tempo. "Este é um assunto que não pode ser resolvido entre um país e o outro. São questões globais. O presidente [Bush] disse que objetivo não é a redução dos subsídios, e sim a eliminação deles", destacou o embaixador. Em relação ao potencial produtivo mato-grossense, "o sucesso do Estado fala por si mesmo. Os produtos da agricultura de Mato Grosso e do Brasil são conhecidos no mundo todo", declarou.

O convite para a visita do representante norte-americano foi realizado pelo governo. "Os EUA praticam um subsídio muito forte. O problema é quando os preços no mercado caem. No Brasil se diminui a produção para esperar os preços subirem, nos EUA o Governo arca com os prejuízos e pagam os produtores", declarou Maggi. O governador detalha que esta política aplicada nos EUA facilitam para que o valor internacional continue baixo por mais tempo, impossibilitando a competitividade mato-grossense.

Blairo Maggi explicou que a produção de Mato Grosso e dos EUA se completa, devido ao posicionamento geográfico entre o Brasil e a América do Norte. "Nós produzimos na entre safra deles e vice-versa. São períodos diferentes que se completam", salientou. Ele ainda comentou que a produção do Estado tem pouca chance de penetrar dentro dos EUA, uma vez que eles são auto-suficientes nos alimentos plantados em Mato Grosso.

O embaixador vai a Sapezal e, neste sábado, a Lucas do Rio Verde onde participa da Expolucas (feira de agronegócios).





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/175614/visualizar/