Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 31 de Julho de 2008 às 10:22
Por: Carla Falci

    Imprimir


Com o 10º lugar no ranking das exportações no Brasil, tendo Rondonópolis como um município de destaque no fluxo de comércio exterior, Mato Grosso se encontra num papel de grande importância no cenário brasileiro.

Por tal motivo, o Governo do Estado, por meio do Centro de Excelência em Comércio Exterior (Cecomex), promove, nesta sexta-feira (01.08), o primeiro seminário “Competitividade no Comércio Internacional”. O objetivo é discutir, na ótica empresarial e governamental, quais os fatores que permitiram que o Estado, e principalmente o município, atingissem esse desempenho no comércio internacional, além de mostrar os desafios que precisam ser enfrentados para a continuidade deste processo de desenvolvimento.

O evento, que será realizado em Rondonópolis, irá propiciar a população local o conhecimento sobre os eventos econômicos do município, fomentar junto às empresas de menos porte a capacitação para permitir o aproveitamento provocado pelo comércio exterior e divulgar, a todo Estado, as amplas possibilidades de desenvolvimento com o processo de internacionalização da economia.

O secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Pedro Nadaf, participa da abertura, juntamente com o chefe da Casa Civil, Eumar Novacki, e ministra a palestra “A estratégia do Governo para o desenvolvimento do comércio exterior em Mato Grosso”. De acordo com Nadaf, o seminário será mais uma ferramenta para contribuir com processo de desenvolvimento da região. “Ter uma visão panorâmica da realidade econômica atual do Estado e obter conhecimento sobre o processo de exportação e importação será uma grande oportunidade para os empresários que desejam investir neste setor”.

Instalado em cinco unidades do Estado, como Várzea Grande, Rondonópolis, Cáceres, Tangará da Serra e Sinop, o Cecomex é um escritório que nasceu de uma parceria entre o Governo de Mato Grosso, Prefeituras, Associações Comerciais e empresariais, Câmaras de Dirigentes, Universidades e outras instituições, com o objetivo de levar informações sobre o comércio exterior para os municípios.

Os trabalhos são feitos em quatro linhas de atuação: a disseminação, que engloba os seminários, workshops e palestras; a capacitação, reunindo cursos e mini-cursos; o atendimento, com contato direto aos interessados; e a pesquisa, que é um agrupamento de dados para estudantes e pesquisadores do assunto.

O seminário será realizado no período matutino e vespertino, com início às 7h30, no Centro de Eventos Ipê. O investimento para participar das palestras é de R$ 10,00. Mais informações: (65) 3615-1145.





Fonte: Sicme-MT

Comentários

Deixe seu Comentário