Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 29 de Julho de 2008 às 16:37

    Imprimir


A economia de Sinop teve crescimento superior a média nacional. A confirmação é do IPEA - Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas -, do governo federal, que fez um estudo sobre a 'nova realidade do interior do Brasil'. Sinop foi a única de Mato Grosso com destaque e o IPEA aponta que, impulsionada pelos bons resultados na agricultura e na atividade das indústrias madeireiras, a economia da maior cidade da região Norte de Mato Grosso teve crescimento de 38% do PIB - Produto Interno Produto- (soma de tudo que é produzido pela economia) de 2002 a 2005. O desempenho foi mostrado em reportagem do Jornal Nacional, ontem à noite.

O IPEA aponta que o crescimento populacional de Sinop nos últimos 7 anos é o terceiro maior entre as cidades de médio porte, com índice de 4,59%. Passou de 74 mil em 2000 para 108 mil em 2007. Só Notícias apurou que Palmas (RO) e Águas Lindas de Goiás (GO) são os primeiros com 6,20 e 6.27% respectivamente.

O estudo inédito aponta o critério demográfico tem sido o mais aplicado para identificar as cidades médias. Podem ser consideradas médias aquelas cidades com população entre 100 mil e 500 mil habitantes. Nas regiões Norte e Centro-Oeste, devido às características do sistema urbano regional, municípios com população de 50 mil a 100 mil habitantes também podem desempenhar a função de cidades médias.

Para o prefeito em exercício, Aparecido Granja, Sinop tem se mostrado estruturada, com um comércio forte, grandes empresas prestadoras de serviços, profissionais de todos os ramos e acima de tudo se consolidou como pólo educacional, de saúde e comercial da região Norte. A evolução ainda pode ser comprovada com os números da arrecadação do ISSQN que contrapõem 8,61%, em 2005, contra o incremento de 26,52% em 2007.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/175972/visualizar/