Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 29 de Julho de 2008 às 08:09

    Imprimir


Mato Grosso registrou aumento de 17,6% no índice de devoluções de cheques no comércio varejista no primeiro semestre deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado. Entre janeiro e junho de 2007, a cada 1 mil cheques compensados 31,7 deles foram devolvidos, enquanto que este ano, a quantidade de devoluções saltou para 37,3, para o mesmo número de documentos. Os números são do Indicador Serasa de Cheques sem Fundos.

Ainda de acordo com os dados, nos primeiros seis meses deste ano foram compensados 7,9 milhões de cheques, para uma devolução de 294,55 mil documentos. No ano passado, a quantidade de devoluções somou 308,720 mil para 9,750 milhões de compensados. Na variação percentual, houve redução de 18,9% no número de compensados e de 4,5% no de devolvidos.

Para o vice-presidente da Federação do Comércio de Mato Grosso (Fecomércio-MT), Roberto Peron, o aumento registrado no índice de cheques a cada mil compensados - que mede a inadimplência com cheques - é resultado de valores menores dos documentos emitidos, enquanto que em anos anteriores, a cifra por folha era maior. "É a justificativa mais coerente que encontramos, pois com a extinção da Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira (CPMF), as pessoas passaram a utilizar mais os cheques, aumentando a quantidade de compras parceladas, o que pode explicar o crescimento das devoluções, no entanto, de valores monetários maiores", diz ao considerar que a redução nas compensações é motivada pela tendência verificada desde o ano passado, de uma queda gradativa no uso deste documento das compras, dando espaço para os carnês e cartões de crédito.

Os dados do Indicador da Serasa apontam ainda que no país, o índice de cheques devolvidos a cada mil compensados recuou 2%, baixando de 20,4 em 2007 para 20 este ano. Já o volume de compensados caiu de 776,380 milhões no ano passado para 701,700 milhões este ano.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/176004/visualizar/