Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 22 de Julho de 2008 às 11:36
Por: Alexandro Martello

    Imprimir


A confiança do empresário industrial brasileiro caiu no segundo trimestre deste ano, atingindo 59 pontos no fim de junho e início de julho, três pontos abaixo do registrado em abril (62 pontos), segundo informou a Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta terça-feira (22). O recuo no indicador acontece após quatro trimestres de crescimento no Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI).

Quanto mais baixo o índice, menor é a confiança do empresário. Mas, acima de 50 pontos, a confiança ainda é considerada "positiva". A pesquisa abrange vários temas, como a evolução futura da empresa e da economia brasileira.

O levantamento de dados foi feito entre 26 de junho e 21 de julho. Segundo a CNI, entretanto, os dados são preliminares. Por conta da greve dos correios, informou a entidade, 936 empresas responderam aos questionamentos neste mês. Na pesquisa anterior, em abril, em torno de 1,49 mil pessoas jurídicas enviaram respostas aos questionamentos.

A análise dos dados preliminares indica, de acordo com análise da entidade, que a redução na confiança dos empresários, decorre, sobretudo, da pior avaliação das condições atuais da economia brasileira. Esse indicador específico recuou para 47,3 pontos em julho, apontando que, na percepção dos empresários, há "certa deterioração" nas condições da economia brasileira, informou a CNI.

A economia brasileira se ressente, nos últimos meses, do crescimento da inflação e da subsequente subida dos juros para combater a elevação dos preços - o que pode contribuir para frear o ritmo de crescimento da produção interna.

Os dados preliminares do ICEI apontam ainda, segundo a entidade, para redução na confiança dos empresários de todos os portes de empresa pesquisados. Na comparação com abril, o índice relativo às grandes empresas registrou o maior recuo, de 4,1 pontos, enquanto o menor recuo foi registrado entre as empresas de menor porte: 1,8 ponto.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/176209/visualizar/