Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 17 de Julho de 2008 às 14:31

    Imprimir


Os preços dos alimentos e da energia são a força propulsora da inflação tanto nos países ricos como nos emergentes, segundo a revisão, divulgada nesta quinta-feira, do relatório "World Economic Outlook" ("Perspectiva Econômica Mundial") do FMI (Fundo Monetário Internacional), publicado em abril.

A preocupação com o fornecimento global de petróleo elevou o preço da commodity a patamares recorde nos últimos meses (a marca recorde mais recente é de US$ 147,27, atingida na semana passada); no caso dos alimentos, a alta da demanda mundial e as condições climáticas desfavoráveis foram o que afetaram os preços.

Para os países desenvolvidos, a expectativa de inflação para este ano é de 3,4%, um aumento de 0,8 ponto percentual em relação à projeção de abril. Em 2007, a inflação nesses países foi de 2,2%, segundo o documento.

Para os países emergentes, a expectativa de inflação em 2008 subiu 1,7 p.p., para 9,1% --contra 6,4% no ano passado. Para o próximo ano, a previsão foi revisada para cima em 1,8 p.p., para 7,4%.

Nos países desenvolvidos, as pressões inflacionárias podem ceder um pouco devido a uma desaceleração da demanda, afirma o fundo. Já nas economias em desenvolvimento, a inflação vem subindo rapidamente, devido aos preços das commodities, ao crescimento econômico e às políticas macroeconômicas.

Para lidar com esse cenário, a prioridade para os responsáveis pelas políticas econômicas dos diversos países deverá ser equilibrar as medidas para conter as pressões da inflação com os riscos dessas medidas virem a afetar o crescimento, diz o FMI. "Em muitas economias emergentes, uma política monetária mais restrita e mais disciplina fiscal serão necessárias, combinadas em alguns casos com uma gestão mais flexível do câmbio."





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/176496/visualizar/