Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 19 de Dezembro de 2013 às 15:19

    Imprimir


 Cotejando-se, nos dados do IBGE, a evolução do número de cabeças abatidas com o volume de carne dela decorrentes, observa-se que nos últimos 10 anos o peso médio do frango abatido aumentou 12,85%, passando de 1,945 kg em 2003 para 2,195 kg (média relativa ao período janeiro/setembro de 2013).


 
O índice de expansão registrado correspondeu a incremento médio de 1,22% ao ano. A evolução, entretanto, não foi contínua, observando-se que em três ocasiões o peso alcançado apresentou queda em relação ao ano anterior.


 
O detalhe, neste caso, é que essas três reduções foram determinadas por questões de mercado e não por perda de produtividade das aves em criação. Elas ocorreram, primeiro, em 2007; a seguir, em 2009; e vêm se repetindo agora, em 2013.


 
Não por acaso, sucedem a três momentos de crise: a da Influenza Aviária, em 2006, responsável pelo primeiro retrocesso no século XXI das exportações brasileiras de carne de frango; a de 2008, ocasião em que o mundo entrou em verdadeira débâcle econômica até hoje não superada; e em 2012, ano em que, a despeito de o Brasil ter alcançado volume recorde na produção de milho, quebras externas de safra tornaram proibitivo o preço interno do grão que é a principal matéria-prima do frango.


 
Mas como explicar essas reduções “pós-crise”? Simples: elas são o reflexo das restrições impostas ao setor produtivo, forçado a reduzir investimentos em decorrência das dificuldades econômicas. Isso redunda em posterior queda da produção e (para atender normalmente a demanda) na antecipação da idade de abate do plantel em criação – daí o peso médio menor.


 
Nos números finais obtidos a partir dos dados do IBGE a diferença não chega a ser muito significativa, pois nesses dados está incluso o frango exportado (inteiro e cortes), cujo peso permanece dentro de um determinado padrão, independente das condições de mercado.


 
Porém, considerando que na atualidade o ganho de peso diário dos frangos varia dentro de uma média que vai de 50 a 60 gramas, a simples antecipação de uma semana no abate pode redundar em um peso final mais de 10% menor.




Fonte: Avisite

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/1766/visualizar/