Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 12 de Julho de 2008 às 15:52
Por: Carla Falci

    Imprimir


Aumento da competitividade, geração de emprego e renda são alguns dos frutos do Governo do Estado ao firmar acordos de regime de estimativa com os comerciantes de Mato Grosso. Os incentivos, cedidos por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), são responsáveis também em aumentar a arrecadação do ICMS, reduzir a informalidade e a concorrência desleal no setor.

Este ano, 30 empresas assinaram o acordo, sendo que 15 já recebem o incentivo. Juntas irão gerar mais de 1.844 empregos diretos e 1.277 indiretos. Entre as cidades que recebem o benefício está Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Barra do Garças e Rondonópolis.

O secretário de Indústria e Comércio, Pedro Nadaf, destacou o canal de interlocução aberto com o Governo, frisando que o governador Blairo Maggi tem um perfil empresarial e uma forma diferenciada de governar. “Queremos promover o desenvolvimento das empresas locais, fortalecendo mais o setor e a economia do Estado”.

Para o superintendente de Comércio da Sicme, Roberto Perón, o sistema de estimativa abre oportunidades para as empresas serem mais competitivas no sentido de haver uma renúncia fiscal, por parte do Governo, no que se refere ao aumento da comercialização entre as empresas do acordo.

Perón destaca que as 30 empresas juntas irão arrecadar mais de R$38 milhões para o Estado, sendo que o valor previsto é 16% maior do que o registrado no ano passado. “É fundamental que o Governo continue criando, e estudando mecanismos, para que os empresários possam investir cada vez mais”, destaca.

No mês de maio, foi assinado um protocolo beneficiando a iniciativa privada, contemplando o regime especial de ICMS para as Lojas Avenidas, do Grupo Caseli. O investimento será destinado à instalação de um centro de distribuição da rede, em Cuiabá.

No acordo, ambas as partes são beneficiadas. A empresa terá regime especial de ICMS nos produtos que saírem do Centro de Distribuição para outros estados da região Centro-Oeste. A média paga, de 10% de impostos, cairá, nesse caso, para 4%. Em contrapartida, o Governo terá ganhos nas arrecadações, mais empregos para o Estado e investimentos.

De acordo com o empresário Ailton Caseli serão investidos, por meio de recursos privados, R$2,2 milhões, gerando 200 empregos diretos e outros benefícios globais. O centro de distribuição será instalado numa área de 12 mil metros quadrados, sendo cinco mil de área construída. Além de Mato Grosso, o Grupo irá atender os estados de Rondônia, Acre, Mato Grosso do Sul e parte de Minas Gerais.

O incentivo oferecido para a implantação dos Centros de Distribuição é mais uma ação do Governo, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme).





Fonte: Sicme-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/176895/visualizar/