Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 08 de Julho de 2008 às 07:50

    Imprimir


O ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta, o investidor Naji Nahas e o banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity, foram presos nesta terça-feira em uma operação da Polícia Federal --a Operação Satiagraha--, a fim de combater um esquema de desvio de verbas públicas, corrupção e lavagem de dinheiro.

Segundo a PF, 300 policiais participaram da operação para cumprir 24 mandados de prisão e 56 de busca e apreensão.

As investigações começaram há quatro anos, como desdobramento das apurações feitas a partir de documentos relacionados com o caso do mensalão. Baseada nessas investigações, a PF descobriu a existência de uma organização criminosa comandada por Daniel Dantas para desvio de verbas publicas através de empresas de fachada.

As investigações ainda descobriram que havia uma segunda organização, formada por empresários e doleiros que atuavam no mercado financeiro para lavagem de dinheiro. O segundo grupo era comandado pelo investidor Naji Nahas --que recebia informações privilegiadas e atuava no mercado de capitais.

Há indícios de recebimento de informações privilegiadas sobre as decisões quanto à taxa de juros do Federal Reserve (Fed, o BC americano). As organizações atuavam de forma interligada. Os presos na operação devem ser indiciados pelos crimes de lavagem de dinheiro, corrupção, evasão de divisas, sonegação fiscal e formação de quadrilha.

Eles devem ficar presos na carceragem da superintendência da PF em São Paulo, à disposição da Justiça.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/177262/visualizar/