Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 07 de Julho de 2008 às 22:01

    Imprimir


A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciou para o próximo dia 14 o leilão das 3,5 mil cabeças de gado apreendidos na Operação Boi Pirata, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O rebanho era criado em uma fazenda instalada dentro de uma estação ecológica na Terra do Meio, no estado do Pará.

Ao anunciar a operação, há duas semanas, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, afirmou que o leilão dos chamados “bois piratas” deverá sinalizar “que acabou a moleza” para os produtores irregulares. “Quem não respeitar [as leis ambientais], o boi vai virar churrasquinho ecológico do Fome Zero.”

O leilão vai ser realizado por meio do Sistema Eletrônico de Comercialização (SEC) da Conab, via internet. Segundo a assessoria da estatal, os lances deverão ser intermediados por bolsas de mercadorias. O preço mínimo será divulgado na próxima quinta-feira (10).

Os lotes incluem 3.500 bovinos da raça nelore: 45 touros, 2,1 mil vacas, 800 novilhos e 555 bezerros. Após o leilão e confirmação de pagamento, os compradores terão até 30 dias para retirada dos bovinos arrematados e deverão arcar com as despesas de transporte e manutenção do rebanho.

Na ocasião do anúncio da apreensão, fiscais do Ibama afirmaram que o gado encontra-se em boas condições sanitárias, com vacinação recente, inclusive.

A Conab ainda não tem previsão do valor a ser arrecadado com o leilão. O dinheiro, segundo o edital, será transferido para o Ministério do Desenvolvimento Social, e revertido para a estratégia Fome Zero. O ministro Minc afirmou que, além do Fome Zero, parte do dinheiro será empregada no custeio das operações de fiscalização e financiamento de ações de saúde indígena.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/177281/visualizar/