Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 07 de Julho de 2008 às 14:19

    Imprimir


O premiê italiano, Silvio Berlusconi, manifestou-se nesta segunda-feira favorável à manutenção do atual formato do Grupo dos Oito (G8), que reúne os países mais industrializados do mundo, sem somar nações "emergentes". As informações são da agência Ansa.

Em relação à proposta do presidente francês, Nicolas Sarkozy, de ampliar o G8 para incluir Brasil, México, China, Índia e África do Sul, Berlusconi disse que está "convencido" de que se deve manter a composição atual. Porém, acrescentou, é igualmente "justo fazer reuniões regulares ampliadas com esses cinco países".

"Existem as economias emergentes, que se chamam emergentes, mas que são muito mais que isso, e neste G8 manteremos com eles um encontro de um dia inteiro", disse Berlusconi.

"Há a hipótese de Sarkozy, de estender o G8 a esses países, argumento que ainda não foi discutido, o examinaremos, mas penso que a maioria quer manter este formato do G8, que tem a vantagem de não ter um número de presenças excessivas permitindo assim falar de modo franco e direto", observou.

Berlusconi disse que pode ser realizada após a cúpula uma reunião fixa com as outras cinco economias importantes, que são, segundo ele, "Índia, China, África do Sul, México e Brasil".

O G8 é composto por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Reino Unido e Rússia.





Fonte: Redação Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/177338/visualizar/