Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 01 de Julho de 2008 às 15:49

    Imprimir


Deixar aparelhos em modo de espera pode encarecer a conta no fim do mês. Idec diz que deve-se apertar o botão da TV para desligar, e não só o do controle remoto.

Levantamento feito por pelo Instuto de Defesa do Consumidor (Idec), em São Paulo, mostra que é muito fácil diminuir em até 15% a conta de luz. Para isso, basta desligar os aparelhos eletroeletrônicos que não estão em uso – mas é preciso desligar de verdade.

Os mais modernos aparelhos de som até se despedem quando alguém desliga, mas a luz vermelha não vai embora. “A luz vermelha indica o 'stand-by', que é o modo de espera: o aparelho fica pronto para ligar na hora que você quiser”, explica Lisa Gunn, coordenadora executiva do Idec. “Esse conforto tem um preço, que é o consumo alto de energia."

De acordo com o Idec, os aparelhos em stand by são responsáveis por até 15% do valor da conta de luz. Um DVD funcionando duas horas por dia consome, no mês, 0,51 kWh; pelo período em que ele fica no modo de espera, gasta 0,67 kWh. Um conversor de TV por assinatura ligado quatro horas por dia tem consumo mensal de 1,38 kWh e mais 5,52 kWh pelo tempo em "stand-by".

Junto todos os gastos com o "stand-by", o instituto afirma que eles equivalem a aproximadamente 15% do consumo mensal de uma família.

Botão certo

Economizar, às vezes, é só uma questão de apertar o botão certo. Por exemplo: a TV desligada pelo controle remoto gasta energia. “Recomenda-se desligar diretamente na televisão, para eliminar o modo de espera”, explica a coordeandor do Idec.

Mas nem sempre o aparelho tem uma chave geral, como é o caso do microondas. “Mesmo não estando em uso, ele continua consumindo energia, por causa do relógio”, diz Lisa. “A gente não pode ficar desligando toda hora porque isso compromete a vida útil do aparelho, mas a gente recomenda tirar da tomada se o consumidor for ficar muito tempo sem usar."

Dentro de um mês, todos os televisores convencionais deverão trazer na embalagem um selo do Inmetro informando o gasto de eletricidade no modo de espera. Além de ajudar o consumidor na hora de comprar, o selo deve levar os fabricantes a reduzir esse consumo de energia.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/177487/visualizar/