Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 30 de Junho de 2008 às 22:31

    Imprimir


O CMN (Conselho Monetário Nacional) decidiu manter a TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) em 6,25% ao ano. Esta taxa vai vigorar de julho a setembro.

A fórmula para estabelecer a TJLP --que serve de referência para os empréstimos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social)-- leva em conta a expectativa de inflação para os próximos 12 meses e o risco-país do Brasil.

Embora a meta de inflação seja de 4,5% do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), a expectativa do mercado para os próximos 12 meses está acima disso (5,28%).

Mesmo assim, foi utilizado o valor da meta na decisão de hoje. Também foi considerado um risco Brasil de 175 pontos. Dessa forma, os 6,25% representam 4,5% de inflação, mais 1,75% de risco país.

"O Focus dessa segunda-feira dá uma taxa maior para o ano de 2008. Mas estamos falando da taxa de juros de longo prazo. O que foi decidido pelo conselho é a confiança na manutenção de uma trajetória de longo prazo na inflação dentro da meta", disse o diretor de Estudos Especiais do BC, Mário Torós.

A TJLP é hoje a menor taxa para as empresas que buscam financiamento no BNDES. O percentual é subsidiado com recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador).





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/177569/visualizar/