Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 30 de Junho de 2008 às 13:45

    Imprimir


Mato Grosso tem o primeiro frigorífico certificado pelo serviço de inspeção federal para comercializar carne de jacaré para todo o país. A unidade, que fica em Cáceres. É a primeira da América Latina.

No Pantanal, o jacaré chega a 150 indivíduos por quilômetro quadrado. Segundo cálculos da Embrapa, os ovos são retirados da natureza com autorização do Ibama.

Na cooperativa de Cáceres, galpões e baias têm espaço para abrigar jacarés de todas as idades. Com dois anos e meio, o animal está pronto para o abate. O frigorífico funciona na própria cooperativa.

Os investimentos foram reconhecidos pelo serviço de inspeção federal. Agora a comercialização pode ser feita fora do estado. O mercado que era restrito agora poderá ser ampliado. "Estávamos abatendo cerca de 150 por dia e nós vamos passar para 300 jacarés abatidos. A nossa capacidade é de 500", disse o responsável técnico pelo frigorífico, Francisco Tedesco.

Primeiro da América Latina

O frigorífico em Mato Grosso é o primeiro da América Latina com o selo de inspeção federal. O Ministério da Agricultura fez auditorias e acompanhou a evolução do projeto, das mudanças do espaço físico aos procedimentos de abate. "Apresentar sala climatizada, equipamentos todo em aço e inox, paredes azulejadas até o teto, uniformização adequada, segurança na alimentação", afirmou Antônio Sérgio Marques Lobo, chefe do serviço de inspeção federal em Mato Grosso.

De cada jacaré se aproveita de 800 gramas a um quilo de carne que vai para o mercado com sete tipos de corte. O filé, retirado da cauda do jacaré, já tem status de carne nobre, com lugar garantido no cardápio de restaurantes.

O retorno financeiro também está no couro. O beneficiamento ainda é feito no sul do país. O material é usado na confeccção de bolsas e sapatos. O próximo passo da cooperativa é montar um cortume para tornar a atividade ainda mais rentável.





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/177637/visualizar/