Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 28 de Junho de 2008 às 10:52
Por: Theodora Malacrida

    Imprimir


Está em processo de andamento, projetos para a construção de cinco Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH), sendo duas no Rio do Juba e três no Rio Sepotuba em Tangará da Serra. Diante disso, participaram de uma apresentação sobre o andamento deste processo, na tarde de ontem na Câmara Municipal, alguns vereadores e comunidade interessada em conhecer o que está previsto para ser implantado no município.

O diretor de energia da empresa J Malucelli, Theophilo Garcez Duarte Neto e o responsável pelo setor ambiental da área energética da empresa de energia Brascan, Antonio Fonseca dos Santos, ambos de Curitiba-PR, informaram que este processo está em andamento há seis anos. “O complexo do Rio Sepotuba engloba PCH Sepotuba de 13,5 MW, PCH Paiaguás de 23,0 MW e PCH Salto Maciel de 17,0 MW. O projeto ainda está em andamento, mas os estudos ambientais já foram realizados pela empresa TB Engenharia de Cuiabá. Só será permitido o inicio da construção assim que os órgãos envolvidos autorizarem, justamente por este motivo estamos apresentando o projeto”, relatou o assessor ambiental da empresa J Malucelli, Antonio Fonseca dos Santos.

Ainda segundo ele o maior reservatório ficará na PCH Paiaguás, contudo, afetando em torno de 20 famílias ribeirinhas do Assentamento Antônio Conselheiro. As PCHs abrangerá um total de 645 hectares sendo desmatado 274hc. “Já está sendo estudado uma forma viável para que essas famílias ribeirinhas não tenham prejuízos”, observou o assessor.

Diante das explicações do assessor ambiental, alguns vereadores e parte das pessoas que participavam da apresentação, ficaram em dúvidas com relação à situação dessas famílias e disseram que não poderiam aprovar algo que ainda não encontra-se baseado na lei.

A mesma reunião será apresentada para a comunidade do Assentamento hoje a partir das 10h na Escola Ernesto Che Guevara.

As obras das possíveis PCHs poderão chegar à R$ 280 milhões.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/177673/visualizar/