Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 27 de Junho de 2008 às 16:39
Por: Sílvia Devaux

    Imprimir


Uma nova proposta de investimento em produção rural foi apresentada ao Governo de Mato Grosso nesta sexta-feira (27.06). O grupo Cordeiros do Sul, empresa de frigoríficos com sede no Rio Grande do Sul, mostrou interesse em negócios na região Sul do Estado. O coordenador do MT Regional, José Aparecido dos Santos (Cidinho), presente na audiência com o governador Blairo Maggi, adiantou que a iniciativa prevê investimentos iniciais de cerca de R$ 15 milhões.

O grupo irá montar no Estado um frigorífico de ovinos, para o abate especificamente de cordeiros (carneiros jovens). “Uma das carnes mais diferenciadas na Europa”, acrescentou um dos diretores do Cordeiros do Sul, Carlos Alberto Souza Macedo. O engenheiro responsável pelo projeto, Fernando Martins, revelou que a meta é dar início à implantação do projeto no município de Rondonópolis (212 km ao Sul de Cuiabá) em dentro de 30 ou 60 dias.

O coordenador do MT Regional lembrou que Mato Grosso tem hoje grandes investimentos na área de bovinocultura e suinocultura, praticadas há muito tempo, e que produção em ovinocultura com abate de carneiros jovens é uma proposta diferente. Segundo ele, os investimentos vem somar ao trabalho do Governo do Estado na verticalização da produção. “Mais uma diversificação da economia no Estado de Mato Grosso”, destacou Cidinho.

Para o Estado, disse ainda o coordenador, o projeto é importante, porque vai gerar emprego e renda, e também possibilitar que milhares de pequenos produtores de toda região Sul possam ser inseridos nessa cadeia; no fornecimento dos cordeiros que serão abatidos no frigorífico. Dos investimentos iniciais, R$ 5 milhões estão previstos para aplicação nessa integração, “no fornecimento de reprodutores, e matrizes”, completou.

O frigorífico terá capacidade de abater 900 cabeças/dia. A previsão inicial de empregos diretos é de mais de 150 funcionários, considerando uma planta para atingir 10% de uma demanda provável. Mas, o engenheiro revelou ainda que já está se estudando uma segunda linha com cálculo de 600 empregos indiretos, junto com programa de integração do produtor e do pequeno produtor rural.

“Uma proposta interessante. O Governo já se prontificou, junto à Prefeitura de Rondonópolis, a fornecer todas as informações que eles precisam para vir para o Estado”, informou Cidinho.

Participaram também da audiência com o governador, o prefeito de Rondonópolis, Adilton Sachetti, entre outros diretores do Cordeiros do Sul.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/177731/visualizar/