Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 24 de Junho de 2008 às 17:25

    Imprimir


As autoridades de Mianmar (antiga Birmânia) aumentaram neste dia 24 para 84.537 o número de mortos causado pelo ciclone "Nargis", que atravessou o sul do país entre os dias 2 e 3 de maio. Além disso, as autoridades birmanesas confirmaram que 53.836 pessoas continuam desaparecidas.

Especialistas da Organização das Nações Unidas (ONU), da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) e integrantes do regime militar birmanês vão se reunir hoje em Yangun, a antiga capital e a maior cidade do país, para discutir a assistência aos 2,4 milhões de desabrigados pelo furacão.

Cerca de 250 especialistas da Asean, do Banco Mundial (BM) e do Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD) visitaram, entre os dias 9 e 11 de junho, a região de Yangun e o delta do Irrawaddy, as zonas mais devastadas pelo "Nargis", com o objetivo de elaborar um relatório que servirá de base nos debates.

"O resultado da missão permitirá atualizar a solicitação de fundos de modo que possamos pedir mais financiamento. O mais importante é extrair deste trabalho uma idéia clara da situação", manifestou o porta-voz do Escritório da ONU em Mianmar, Laksmita Noviera.

As Nações Unidas dizem que até o momento só receberam 45% dos US$ 69,7 milhões que solicitaram para ajudar as vítimas. A Junta Militar birmanesa calculou, em maio, que a reconstrução das áreas devastadas pelo "Nargis" custará cerca de US$ 11 bilhões.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/178143/visualizar/