Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 24 de Junho de 2008 às 10:16

    Imprimir


O volume total de crédito do sistema financeiro alcançou R$ 1,044 trilhão em maio, com aumentos de 2,6% no mês e de 32,4% em 12 meses, novo recorde do indicador, segundo informou nesta terça-feira o Banco Central (BC). Com isso, a relação entre o crédito e o Produto Interno Bruto (PIB) atingiu 36,5%, ante 36,2% em abril último e 31,9% em maio de 2007.

De acordo com o BC, a demanda por operações de crédito no mês se manteve aquecida, principalmente por empresas na modalidade de capital de giro. Já os empréstimos para pessoas físicas, explicou o órgão, seguem estimulados pelas condições favoráveis do mercado de trabalho.

O destaque, segundo o comunicado da autoridade monetária, é para o crescimento das operações de leasing, "beneficiadas pela atratividade relativa proporcionada pela elevação da alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) nas demais operações de crédito".

No quesito distribuição do crédito conforme controle do capital das instituições financeiras, o Banco Central informou que os empréstimos concedidos pelos bancos privados nacionais representaram 16% do PIB, enquanto aqueles contratados com instituições públicas e estrangeiras corresponderam a 12,6% e a 7,9%, respectivamente.





Fonte: Redação Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/178205/visualizar/