Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 24 de Junho de 2008 às 08:50

    Imprimir


Doze recém-nascidos morreram entre a última sexta-feira (20) e o domingo na Santa Casa da Misericórdia de Belém (PA). As causas ainda são desconhecidas, segundo o hospital.

As crianças estavam na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal da instituição, administrada pelo governo estadual.

Em nota, a direção do hospital negou a hipótese de erros médicos ou problemas de estrutura na unidade. Informou que todos os bebês tinham graves problemas de saúde ou eram prematuros.

"O número de óbitos está de acordo com a taxa aceita pela OMS [Organização Mundial de Saúde], cerca de 50% do total de leitos da unidade", informou a nota do hospital.

"Os bebês que faleceram eram prematuros extremos [alguns com menos de um quilo e seis meses de gestação] e com má formação", afirmou o hospital. Havia casos de "raríssima possibilidade de sobrevivência", informou a unidade.

Outra explicação citada pelo hospital é que muitas das gestantes internadas no local têm menos de 18 anos (casos que seriam de maior risco) e que há pacientes do interior que vão fazer o parto sem ter tido acompanhamento pré-natal.

Os prontuários das crianças estão sendo analisados para definição das causas das mortes.

O Sindicato dos Médicos de Belém denunciou as mortes. A entidade diz que a Santa Casa sofre de problemas crônicos, como superlotação e falta de infra-estrutura.

A secretária da Saúde do Estado, Laura Rossetti, visitou o hospital no início da noite desta segunda-feira.





Fonte: Agência Folha

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/178216/visualizar/