Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 18 de Junho de 2008 às 16:19

    Imprimir


A Suzuki apresentou, nesta quarta-feira em São Paulo, o modelo 2009 da Hayabusa GSX 1300R. A nova moto vem equipada com um motor de 1.340 cilindradas e 199 cavalos de potência. Com as melhorias aerodinâmicas feitas pelos projetistas, a Suzuki afirma que o modelo atinge velocidade superior a 300 km/h, embora não tenha dado um número exato.

Segundo a montadora, o propulsor da nova Hayabusa é de quatro tempos, com quatro cilindros em linha e 16 válvulas, atingindo o máximo da potência a 9.500 rotações por minuto (RPM). A moto foi disponibilizada para os concessionários da Suzuki também nesta segunda-feira e tem preço de tabela de R$ 61.200.

De acordo com o engenheiro da Suzuki Wirleyson Nunes, o projeto privilegia três quesitos: equilíbrio, velocidade e controle. Entre as modificações aerodinâmicas, ele destacou a carenagem levemente maior, com a bolha frontal sendo 15 mm mais alta, o que proporciona uma melhor proteção contra os ventos.

Outra modificação, explicou Nunes, é o rebaixamento do assento traseiro, que agora proporciona maior conforto durante as pilotagens - especialmente em viagens mais longas.

"Não é necessário ter a habilidade de um piloto para conduzir a Hayabusa", afirmou o engenheiro, durante a apresentação da nova moto.

Segundo ele, um sistema exclusivo da montadora ajuda condutores menos experientes a "se acostumar" com a moto. Com o seletor de modo de direção (S-DMS, da sigla em inglês), explicou Nunes, o piloto pode optar por três estilos de direção, desde um que fornece toda a potência da moto até um que limita eletronicamente o desempenho, proporcionando uma direção mais suave para iniciantes.

O engenheiro também destacou, como diferencial para os concorrentes importados, algumas adaptações feitas na Hayabusa, principalmente no motor, que é adaptado à gasolina brasileira. "Os modelos importados não têm seus componentes adaptados para resistir ao álcool. No longo prazo, isso pode causar danos sérios ao motor", explicou.

A moto será produzida no Brasil e a Suzuki espera entregar 180 unidades por mês em sua fábrica em Jundiaí, no interior de São Paulo.





Fonte: Redação Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/178434/visualizar/