Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 14 de Junho de 2008 às 15:24

    Imprimir


O Dia Mundial do Doador de Sangue está sendo comemorado hoje (14) em cada estado do Brasil. Cada unidade hemoterápica do país montou uma programação diferente para lembrar e reconhecer o empenho dos doadores voluntários de sangue. Segundo o Ministério da Saúde, a data foi criada para motivar e sensibilizar as pessoas quanto à importância da doação de sangue altruísta – para ajudar os que precisam de transfusões.

Atualmente existe no país 1,75 mil unidades hemoterápicas – laboratórios, hemocentros, bancos de sangue que recolhem as doações – credenciadas no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Deste total, 150 são hemocentros que integram a rede pública de saúde.

O coordenador da Política Nacional de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Guilherme Genovês, explicou que no Brasil apenas 1,8% da população doa sangue. Segundo parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS), para manter os estoques regulares, é necessário que 3% a 5% da população faça isso regularmente. Cerca de 49% das doações de sangue são espontâneas e o restante, de reposição. Pelo perfil do doador, 46% deles são jovens entre 18 a 29 anos e mais de 35%, mulheres. Outra observação feita pelo coordenador é que a maioria das pessoas que doam sangue são de classe baixa.

De acordo com Guilherme Genovês, “o próprio ministério, nos últimos 14 anos, vem mudando muito, principalmente depois que foi criada a Política Nacional de Doação de Sangue. Com isso, foi aprovada na Constituição Federal a importância do sangue para a população brasileira tornando objeto de não comercialização”.

“É importante a doação de sangue voluntária da população, pois esse gesto pode salvar vidas”, ressaltou Genovês.





Fonte: ABr

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/178573/visualizar/