Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 14 de Junho de 2008 às 14:25
Por: Carla Falci

    Imprimir


Mais incentivo para o setor da soja, biodiesel e do algodão. Esta foi a principal reivindicação dos empresários de Sorriso, município a 420 quilômetros de Cuiabá, durante uma reunião nesta sexta-feira (13), com o secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, que visitou o município com o objetivo de ouvir as demandas da região. Além de enumerar as necessidades, os empresários da região puderam conhecer um pouco mais dos programas de incentivos fiscais concedidos pelo Governo do Estado.

O presidente da Cooperativa Mercantil e Industrial dos Produtores de Sorriso (Cooami), Fernando Pozzobon, disse que a classe busca agregar mais valor na cadeia do algodão, com extração do produto para produzir ração e utilizar o glicerol para transformação de energia. “Para isso precisamos de todos os incentivos do Governo no setor”

Nadaf explicou que o Estado tem buscado incentivar os produtores da região que querem investir, por meio do Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic). “Os empresários que se instalarem em Mato Grosso ganham redução na tributação do ICMS e o governo aumenta sua arrecadação, gera empregos e mais renda para o município. Nossa política de governo tem valorizado a economia e mudado o perfil econômico do Estado”.

O secretário destacou que desde a criação do Prodeic, mais de 650 empresas utilizam o incentivo fiscal e que, atualmente, o programa está mais atrativo. “Nos últimos três anos, R$ 3,5 bilhões vieram para Mato Grosso, gerando cerca de 150 mil empregos diretos”. Além do Prodeic, o Fundo de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Fundeic) foi apresentado aos produtores que possuem micro e pequenas indústrias. “Na semana passada, os técnicos da Sicme estiveram em Sorriso para dar um estímulo de financiamento nas unidades de incubadoras. Nossa visita fortalece a economia e dá oportunidades para aqueles que estão tendo dificuldades”, complementa.

O secretário adjunto de desenvolvimento da Sicme, Manoel Rodrigues Palma, apresentou as ações do Governo que vem beneficiando o município de Sorriso. “Três empresas da região recebem os incentivos do Prodeic, que juntas somam um investimento de mais de R$ 9 milhões e geram cerca de 420 empregos diretos e 1.050 indiretos. Além disso, outras já estão enquadradas para receber o benefício”.

Nadaf reforçou que o Governo, por meio da Sicme, está sempre disposto a ajudar os empresários e fortalecer a economia do Estado. “Nosso desejo é fazer com que a classe empresarial tenha acesso a esse benefício, trazendo assim mais plantas industriais para Mato Grosso”.

Participaram também do encontro, o 1º vice-presidente da Federação do Comércio de Mato Grosso (Fecomércio), Hermes Martins, o presidente em exercício da Federação de Associações Comerciais (Facmat), Paulo Sérgio Ribeiro, o deputado estadual José Domingos e o secretário de Indústria e Comércio, de Sorriso, Élson Rodrigues.





Fonte: Sicme/MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/178582/visualizar/