Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 11 de Junho de 2008 às 17:57
Por: Luciane Mildenberger

    Imprimir


O secretário de Fazenda de Mato Grosso, Eder de Moraes Dias, alerta para o aumento dos custos da dívida pública estadual. O índice do IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna) de maio acendeu a luz amarela das finanças públicas, isso porque a inflação bateu 1,88% e o acumulado dos últimos doze meses do IGP-DI já representa 12,14%.

"Se considerarmos a média dos últimos 12 meses a correção da dívida pública de Mato Grosso projeta 18,19% de juros e correções, o que significa um aumento preocupante que poderá gerar um acréscimo nos resíduos dos contratos amparados pelas Leis Federais nºs 8727/93 e 9496/97. Aquilo que vínhamos alertando está se materializando e a insegurança quanto ao prazo final da dívida volta a assolar nossa equipe e a sociedade de Mato Grosso”, afirma o secretário.

Segundo Eder de Moraes, a reestruturação das dívidas proposta pelo Governo Estadual, se aprovada na sua essência, resguarda o Estado dessas “intempéries econômicas”, uma vez que as taxas de juros serão pré-fixadas e haverá segurança quanto ao começo, meio e fim da dívida. "A possibilidade de inchar a dívida transferindo o excesso dos juros para o saldo devedor dos contratos em vigência é tudo o que o governo e a sociedade repelem e não desejam”, acrescenta.

Para o secretário, o IGP-DI, embora muitos economistas defendem que o Governo Federal possui instrumentos de controle na sua condução, pois indexa outras dívidas, salários, etc, no âmbito federal é composto pela variável do consumo. “Daí o aumento da SELIC, objetivando frear o consumo, entretanto, essas medidas são tomadas depois do estrago feito e possui efeito retardado sobre nossos desembolsos finais, sendo dessa forma canceroso para o Mato Grosso. Nossa proposta de reestruturação corrige essas anomalias", concluiu Eder de Moraes.





Fonte: Sefaz-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/178711/visualizar/