Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 10 de Junho de 2008 às 10:22

    Imprimir


A economia brasileira acelerou no primeiro trimestre de 2008 em um ritmo não visto nos últimos 12 anos, apontou o (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira. O PIB (Produto Interno Bruto, soma das riquezas produzidas pela economia do país) cresceu 5,8% no primeiro trimestre deste ano contra o mesmo período de 2007, a maior taxa da série histórica iniciada em 1996.

O IBGE também registrou que a taxa de investimento da economia brasileira foi a mais alta para um primeiro trimestre nos últimos oito anos: 18,3%.

O investimento, medido pela taxa de formação bruta de capital fixo, cresceu 15,2% de janeiro a março, se comparado a igual período no ano anterior. Na comparação com o quarto trimestre de 2007, houve incremento de 1,3%.

O governo tem como meta fazer com que a taxa de investimento do PIB atinja 21% até 2010. Para economistas, é importante que essa taxa cresça em ritmo apropriado, para que a economia consiga fazer frente à demanda sem pressões inflacionárias.

Ao todo, a economia movimentou R$ 665,5 bilhões de janeiro a março, 0,7% acima do constatado em trimestre imediatamente anterior. A taxa acumulada dos últimos quatro trimestres (encerrados no primeiro trimestre deste ano) indica alta de 5,8% do PIB em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores.

O resultado ficou acima do que previam economistas e analistas de mercado ouvidos pelo Banco Central na pesquisa semanal conhecida como relatório Focus. Conforme divulgou o BC ontem, o mercado aguardava crescimento de 5,66% no primeiro trimestre de 2008 em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

Conforme o Focus, a economia brasileira terminaria o ano com crescimento de 4,77%. Para 2009, o mercado financeiro prevê uma expansão de 4%. Ambas estão abaixo da projeção oficial do governo, de 5% para os dois anos.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/178828/visualizar/