Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 07 de Junho de 2013 às 06:55

    Imprimir


A Petrobras iniciou produção comercial na área de Lula Nordeste, no pré-sal da bacia de Santos, informou na quinta-feira (07) a estatal em comunicado. A produção, realizada pela plataforma Cidade de Paraty, será de cerca de 13 mil barris de óleo por dia no primeiro mês de operação e deverá atingir a plena capacidade de 120 mil barris diários no segundo semestre de 2014. No ano que vem, a empresa prevê retomar a autossuficiência em petróleo.

 

 

 

A plataforma também tem capacidade de produzir 5 milhões de metros cúbicos de gás. Lula Nordeste é originário do bloco BM-S-11, operado pela Petrobras, que detém 65% de fatia na área, em parceria com a BG (25%) e a portuguesa Galp (10%). O poço 7-LL-11-RJS, primeiro a ser interligado à plataforma, tem potencial de produção de 25 mil barris por dia.

 

 

 

O volume de produção tende a aumentar com o comissionamento de sistemas de processamento e reinjeção de gás natural. As regras do setor estabelecem limites para a queima de gás natural nas plataformas de petróleo. Treze poços (sete produtores e seis injetores) serão interligados à plataforma ao longo dos próximos meses.

 

 

 

O gás produzido será enviado para a Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato(UTGCA), localizada em Caraguatatuba, no litoral paulista, pelo gasoduto Lula-Mexilhão. Ancorada a cerca de 300 quilômetros da costa, a plataforma faz parte do conjunto de projetos de produção programados para o plano de negócios da estatal de 2013 a 2017, de cerca de 237 bilhões de dólares.

 

 

 

O campo de Lula tem volume recuperável total estimado em 8,3 bilhões de barris de óleo equivalente. "O módulo de Lula Nordeste é o segundo dentre os dez módulos definitivos de desenvolvimento do campo de Lula (incluindo a área de Iracema) contemplados no PNG 2013-2017".

 

 

 

O petróleo produzido na área de Lula Nordeste é de boa qualidade, com densidade de 29 graus API.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/17893/visualizar/