Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 03 de Junho de 2008 às 16:13

    Imprimir


Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apresentado pelo presidente do órgão, Marcio Pochmann, indica que 36,4% dos trabalhadores brasileiros trabalham mais de 45 horas semanais.

Desse universo, 32% dos trabalhadores empregados fazem horas extras, o que representa 6 milhões de empregos a menos. Com isso, 4,5 milhões de pessoas ocupam na prática mais de um posto de trabalho.

"O Brasil distribui mal sua jornada de trabalho e poderia ocupar a todos se revíssemos isso", opinou.

Pochmann, que participa de comissão geral sobre o tema no plenário, defendeu uma jornada de trabalho mais bem distribuída, com remuneração mais justa.

Os dados do instituto ainda mostram que, para a produção do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2007 (R$ 2,4 trilhões) foram necessárias 172 bilhões de horas de trabalho, que ocupou 89,3 milhões de trabalhadores. Esses trabalhadores representam menos de 92% do total da força de trabalho brasileira.

As distorções apontadas pelo Ipea demonstram que seria possível ocupar todos os trabalhadores brasileiros com uma jornada de 36,6 horas.

Por fim, Pochmann lamentou que 4,6 milhões de pessoas com menos de 16 anos estejam no mercado de trabalho, o que é ilegal, e 6,9 milhões de aposentados ainda estejam em atividade.

Comissão especial

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), que também participou do debate, cobrou a instalação de uma comissão especial para discutir as propostas sobre o assunto.

Arruda é autor de um PEC 393/03, apresentada quando ele ainda era deputado, que reduz a jornada de 44 para 40 horas semanais.





Fonte: Redação Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/179214/visualizar/