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Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 02 de Junho de 2008 às 19:18

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A Volkswagen do Brasil anunciou nesta segunda-feira que terá início amanhã (3) o maior recall de sua história no país. O procedimento vai alterar o mecanismo de rebatimento do banco traseiro após denúncias de que o manuseio teria machucado e até mutilado dedos de usuários.

A troca do mecanismo será feita nos veículos que possuem banco traseiro com encosto inteiriço e corrediço (ajuste longitudinal), totalizando 293.199 unidades (incluindo Fox, SpaceFox e CrossFox).

A companhia informou, no entanto, que vai convocar todos os donos de modelos Fox produzidos no Brasil, um total de 511.116 unidades, incluindo aqueles cujo carro possui banco fixo ou bi-partido (modelos que não participam do recall). Segundo a montadora, esses clientes (que não têm banco corrediço) serão chamados apenas "para tranqüilizá-los", já que não haverá mudança em seus veículos.

Além da mudança no banco, a empresa informou que vai fixar novas etiquetas de orientação e de alerta e fornecer complementos informativos manual do proprietário, e folheto ilustrativo da operação.

A mudança foi atestada pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo).

A instalação das peças e etiquetas levará, em média, 1 hora, se for um banco traseiro de encosto inteiriço e corrediço. Se for um banco fixo ou bi-partido, o proprietário será orientado sobre como realizar a operação, mas não precisará receber o kit, pois estes modelos não participam do recall.

A empresa informou que enviará cartas a todos os clientes que têm Fox, sugerindo que marquem data e horário para comparecer ao concessionário. Também vai manter uma linha direta para esclarecimentos (0800 019 8866) e um site com informações detalhadas.

A Volks informou que os países da América Latina e África para onde os modelos são exportados serão comunicados do recall. No total, 119.392 unidades com o banco especificado circulam nesses mercados. A empresa informou caberá a cada país definir a ação a ser tomada de acordo com sua legislação.

O que muda

De acordo com a empresa, a alça utilizada para destravar o encosto do banco traseiro será substituída por outra de cor vermelha, mais larga e mais comprida que a atual. Para que a alça fique corretamente posicionada, com uma extremidade no porta-malas e outra sobre o assento do banco traseiro, será adicionado um suporte metálico posicionador. Esse componente passará pelo centro da alça e será fixado na travessa metálica da parte de trás do assento.

Na parte posterior do encosto, sobre a argola onde é fixada a alça utilizada para destravar o mesmo, será adicionado outro suporte metálico. Sua função principal é fechar todos os orifícios, evitando a possibilidade de acesso. Além disso, este suporte retém a alça dentro da argola.

Será adicionada ainda uma cobertura de plástico rígido sob a haste metálica do sistema de destravamento do encosto (que fica sob o assento). A finalidade também é bloquear um possível acesso.

Novos adesivos serão fixados no banco --dois na parte inferior do assento, e dois na parte posterior do encosto. Todos contêm ilustrações e advertências sobre a correta operação do sistema, além de informar, passo a passo, como realizar o procedimento, que permanece inalterado.

O anel de borracha, oferecido gratuitamente pela montadora aos proprietários dos modelos Fox, será retirado para permitir a instalação do kit.





Fonte: Folha Online

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