Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 30 de Maio de 2008 às 23:42

    Imprimir


A carga de energia que circulou no sistema elétrico do país em maio teve redução de 3,5% na comparação com o mês anterior, segundo dados preliminares divulgados nesta sexta-feira pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). Em relação a maio de 2007, o Boletim de Carga Mensal aponta incremento de 3,5%. No acumulado dos últimos 12 meses, o consumo de energia teve alta de 3,9%.

O ONS explicou, no boletim, que apesar da contínua expansão da produção industrial brasileira, não está sendo observada elevação, no mesmo ritmo, da carga de energia elétrica no Brasil. O documento destaca que a greve da Receita Federal e a ocorrência de temperaturas mais amenas também influenciaram o comportamento da carga elétrica.

Para o órgão, no entanto, outro fator tem ganhado peso na demanda de energia no país: o uso mais racional de energia. O ONS avalia que os consumidores industriais estão adotando métodos, processos e equipamentos mais eficientes. O aumento da autoprodução e o maior peso no PIB (Produto Interno Bruto) de setores menos intensivos também estão contribuindo para esse cenário.

Ao todo, a carga de energia elétrica que circulou no sistema em maio foi de 50.091 MW (megawatts) médios, ante 51.978 MW médios verificados no mês anterior.

A carga de energia é uma prévia do consumo de energia. O ONS mede o valor total que passa no sistema e não contabiliza as eventuais perdas de energia.

Desse total, o sistema Sudeste/Centro-Oeste foi responsável por 30.912 MW médios, variação negativa de 4,3% em relação a abril. Na comparação com maio do ano passado, a geração da região teve expansão de 3,4%. Nos últimos 12 meses, esse crescimento foi de 3,9%.

Para o ONS, o resultado do Sudeste/Centro-Oeste também foi influenciado pela ocorrência de temperaturas mais amenas. Outros fatores relevantes foram o menor número de dias úteis em maio, na comparação com o mesmo período em 2007, e os impactos da greve da Receita Federal.

No Sul, houve queda de 5,5% [total de 8.066 MW médios] em relação a abril. Na comparação com maio de 2007, verifica-se aumento de 1,9%. No acumulado dos últimos 12 meses, o crescimento ficou em 3,7%.

Segundo o ONS, esse desempenho no Sul também está associado à ocorrência de diversas frentes frias, que não são muito comuns na região nessa época do ano, resultando em média abaixo da história.

No Nordeste, os valores preliminares de carga de maio indicam queda de 0,1% em relação ao mês anterior, e expansão de 6% na comparação com igual período no ano passado. O acumulado dos últimos 12 meses aponta crescimento de 4,5% em relação a igual período anterior. O total consumido somou 7.476 MW médios.

O resultado verificado, na comparação anual, foi determinado, segundo o ONS, pelo aumento da demanda local provocada pelo aumento da renda da população a partir da expansão do emprego, da melhoria de renda e de programas sociais, como o Bolsa Família.

Na região Norte, a carga de maio foi 0,9% superior ao mês anterior. O consumo na região chegou a 3.637 MW médios. Na comparação com maio de 2007, foi registrado aumento de 2,8%. No acumulado dos últimos 12 meses, essa expansão chega a 3,5%.

O ONS explica que o resultado teve grande influência de consumidores eletrointensivos, que têm grande parte da produção voltada para o mercado externo, e que não apresentou variação significativa ao longo de maio.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/179451/visualizar/